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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91749
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dc.contributor.advisorPereira Junior, Alfredo [UNESP]-
dc.contributor.authorLima, Orion Ferreira-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:28Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:06:54Z-
dc.date.available2014-06-11T19:25:28Z-
dc.date.available2016-10-25T19:06:54Z-
dc.date.issued2007-07-02-
dc.identifier.citationLIMA, Orion Ferreira. Uma discussão do problema mente-corpo em Descartes e Espinosa, a partir da neurofilosofia de Antonio Damásio. 2007. 126 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91749-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91749-
dc.description.abstractNeste trabalho nos propomos a analisar a consciência a partir da perspectiva neurobiológica de Antonio Damásio. Para isso, sugerimos um percurso investigativo que se inicia com uma abordagem histórico-filosófica. Destacamos neste contexto, a noção cartesiana do dualismo substancial, caracterizada por se conceber mente e corpo como realmente distintos. Contrariamente a essa concepção, apresentamos o monismo naturalista de Espinosa, que procurou compreender a mente e o corpo como partes integrantes da natureza. Em seguida, procuramos apresentar uma possível aproximação entre o monismo naturalista de Espinosa e a abordagem neurobiológica de Damásio. Para Damásio (1996, 2000, 2004), a consciência emerge em uma rede neural integrada, a partir das interações entre cérebro, corpo e ambiente. Apesar de possuir suas bases biológicas, a consciência não se reduz a elas. Formas inovadoras e complexas vão surgindo, na medida em que os processos de interação com o ambiente se ampliam. Procuramos mostrar que a consciência, seja ela elementar (proto-self) ou complexa (consciência ampliada) tem por finalidade contribuir para a manutenção e preservação da vida.pt
dc.description.abstractIn this work I analyze consciousness from the neurobiological perspective of Antonio Damásio. The investigation begins with a historical review of philosophical approaches to the mind-body problem. I focus on the Cartesian notion of substantial dualism, characterized for conceiving mind and body as really different and separated entities. Contrary to this conception, the naturalistic monism of Espinosa understands mind and body as parts of nature. After this review, I look for a possible approximation between the naturalistic monism of Espinosa and the neurobiological approach of Damásio. For Damásio (1996, 2000, 2004), consciousness emerges, in an integrated neural net, from the interaction of brain, body and environment. Although possessing a biological basis, consciousness cannot be reduced to biology. Innovative and complex forms appear in the processes of interaction of the brain with the body and environment. In my discussion of Damásio I suggest that consciousness, either elementary (proto-self) or complex (extended conscience), has the purpose of contributing to the maintenance and preservation of life.en
dc.format.extent126 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectConsciênciapt
dc.subjectCorpo e mentept
dc.subjectNaturalismopt
dc.subjectMonismopt
dc.subjectNeurobiologiapt
dc.subjectRedes neurais (Neurobiologia)pt
dc.subjectConsciousnessen
dc.subjectMinden
dc.subjectNaturalismen
dc.subjectMonismen
dc.subjectSelf-preservationen
dc.subjectNeural mapsen
dc.titleUma discussão do problema mente-corpo em Descartes e Espinosa, a partir da neurofilosofia de Antonio Damásiopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filelima_of_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000504121-
dc.identifier.capes33004110041P1-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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