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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91783
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Montoya, Adrian Oscar Dongo [UNESP] | - |
dc.contributor.advisor | Tassinari, Ricardo Pereira [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Rocha, Caio Prior | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:25:29Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:06:58Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:25:29Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:06:58Z | - |
dc.date.issued | 2009-02-20 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Caio Prior. O tempo como noção a priori: contribuições da epistemologia genética à teoria do conhecimento. 2009. 89 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2009. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/91783 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91783 | - |
dc.description.abstract | Na presente dissertação temos como objetivo analisar e compreender alguns problemas levantados pela Teoria do Conhecimento sobre a forma como um sujeito epistêmico universal organiza seu campo temporal. Estaremos preocupados em pensar sobre as condições de possibilidade presentes no aparato cognitivo humano que possibilitam a elaboração de um campo temporal e, principalmente, na discussão do tempo como uma noção a priori na Epistemologia Genética. Para tanto faremos um estudo dos trabalhos desenvolvidos por Immanuel Kant, essencialmente a primeira parte da Crítica da Razão Pura , intitulada Estética Transcendental , onde o autor se preocupa em analisar a noção de tempo. Juntamente com este texto estudaremos também o trabalho de Jean Piaget A Noção de tempo na Criança e desta análise em conjunto pretendemos mostrar as possibilidades de aproximação e distanciamento entre a proposta teórica destes dois autores para a compreensão da noção de tempo no ser humano. Concluímos que o tempo, para Kant é um aspecto formal a priori, portanto completamente independente da experiência; já para a Epistemologia Genética, o tempo não é dado a priori, já organizado no aparato cognitivo humano, ela o compreende como uma noção que precisa ser elaborada pelo sujeito no contato com a realidade e, portanto, o concurso da experiência é essencial para a construção desta noção. | pt |
dc.description.abstract | Not available. | en |
dc.format.extent | 89 f. : il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Kant, Immanuel, 1724-1804 | pt |
dc.subject | Piaget, Jean, 1896-1980 - Filosofia | pt |
dc.subject | Filosofia | pt |
dc.subject | Epistemologia genetica | pt |
dc.subject | Tempo (Filosofia) | pt |
dc.subject | Genetic epistemology | en |
dc.subject | Time | en |
dc.title | O tempo como noção a priori: contribuições da epistemologia genética à teoria do conhecimento | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | rocha_cp_me_mar.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000590603 | - |
dc.identifier.capes | 33004110041P1 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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