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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91785
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dc.contributor.advisorBroens, Mariana Cláudia [UNESP]-
dc.contributor.authorSampaio, Wilson Alves-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:29Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:06:59Z-
dc.date.available2014-06-11T19:25:29Z-
dc.date.available2016-10-25T19:06:59Z-
dc.date.issued2005-11-21-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Wilson Alves. Auto-organização e hábitos: uma perspectiva filosófica. 2005. 79 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91785-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91785-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é investigar, a partir de uma perspective filosófica, o conceito de hábito (sua constituição, preservação e quebra) no plano do sujeito da ação e sua possível relação com processos auto-organizados. Assim, estudaremos primeiramente o conceito de sujeito da ação na concepção de René Descartes (1994), enfatizando a doutrina dualista da relação mente/corpo. Em seguida, apresentaremos algumas das críticas que Gilbert Ryle (2000) dirige ao dualismo cartesiano e, na esteira de Ryle, postularemos uma concepção de sujeito disposicional, isto é, um sujeito que atualiza disposições (biológicas, culturais, familiares, etc.) no ambiente que habita. De modo a caracterizar esse conceito de sujeito disposicional, procuraremos apoiar nossa investigação na teoria da auto-organização postulada por Michel Debrun (1996) e na abordagem sistêmica proposta por Ludwig Von Bertalanffy (1976). Nosso propósito é mostrar que o conceito de sujeito disposicional pode contribuir para a compreensão de padrões de conduta social que revelam processos auto-organizados.pt
dc.description.abstractThe aim of this work is to investigate, from a philosophical perspective, the concept of habit (its constitution, preservation and interruption) in the subject‟s action sphere, and its possible relation to the self-organising processes. We will conduct an investigation into the concept of action‟s subject in accordance with René Descartes (1994), giving emphasis to the dualistic doctrine on the relations between body and mind. We will then present criticisms addressed by Gilbert Ryle (2000) to Descartes‟ dualistic conceptions. In following the Ryle‟s criticism, we will postulate that a concept of dispositional subject is possible, that is, a subject who develops his dispositions (biological, cultural, family related etc) in the environment where he lives. In order to characterise such a concept of dispositional subject, we will be grounded theoretically on both the self-organising theory such as postulated by Michel Debrun (1996) and Ludwig von Bertalanffy‟s (1976) systemic approach. Our goal is to show that the concept of dispositional subject may be a major contribution towards the understanding of certain social behaviour patterns that display self-organising processes.en
dc.format.extent79 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectDualismo cartesianopt
dc.subjectSujeito disposicionalpt
dc.subjectAuto-organização - Teoriapt
dc.titleAuto-organização e hábitos: uma perspectiva filosóficapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesampaio_wa_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000553017-
dc.identifier.capes33004110041P1-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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