You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91936
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGupta, Hari Mohan [UNESP]-
dc.contributor.authorChavarette, Fábio Roberto-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:32Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:07:18Z-
dc.date.available2014-06-11T19:25:32Z-
dc.date.available2016-10-25T19:07:18Z-
dc.date.issued2002-11-27-
dc.identifier.citationCHAVARETTE, Fábio Roberto. A distribuição de lei de potência gradualmente truncada na educação: exame de vestibular da UNESP. 2002. x, 60 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2002.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91936-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91936-
dc.description.abstractNesse trabalho analisamos a distribuição estatística das notas dos candidatos do vestibular da UNESP (Universidade Estadual Paulista) nos anos de 1998, 1999 e 2000, levando em conta o fato do aluno ter cursado o ensino médio no período diurno ou noturno, ter cursado em escola publica ou privada e possuir renda familiar até 10 salários mínimos ou superior a 10 salários mínimos. O vestibular é dividido em três áreas: Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Ciências Humanas. Para cada área o candidato realiza três avaliações: conhecimentos específicos, conhecimentos gerais e língua portuguesa. O enfoque desse estudo é a avaliação de conhecimentos específicos das três áreas. Comparamos as distribuições das notas dos alunos que cursaram o ensino médio no período diurno e noturno, em escola publica e privada e com renda até 10 salários mínimos e superior a 10 salários mínimos, observamos a presença da distribuição de lei de potência gradualmente truncada e da distribuição normal como observado em vários sistemas naturais complexos. Finalmente discutimos e justificamos os resultados obtidos dessas distribuições.pt
dc.description.abstractWe studied the statistical distribution of studentþs performance, which is measured through their marks, in university entrance examination (Vestibular) of UNESP (Universidade Estadual Paulista) with respect to (i) period of study -day vs. night period (ii) teaching conditions - private vs. public school (iii) economical conditions - high vs. low family income. We observed long ubiquitous power law tails in Physical an Biological sciences in all cases. The mean value increases with better study conditions followed by better teaching and economical conditions. In humanities, the distribution is close to normal distribution with very small tail. This indicate that these power law tail in science subjects are due to the nature of the subject itself. Further better study, teaching and economical conditions are more important for physical and biological science in comparison to humanities at this level of study. We explain these statistical distributions through Gradually Truncated Power Law Distributions. We discuss the possible reason for this peculiar behaviour.en
dc.format.extentx, 60 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectModelos matematicospt
dc.subjectProblemas conjugados (Sistemas complexos)pt
dc.subjectEnsino médiopt
dc.subjectExame vestibularpt
dc.titleA distribuição de lei de potência gradualmente truncada na educação: exame de vestibular da UNESPpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filechavarette_fr_me_rcladg.pdf-
dc.identifier.aleph000181996-
dc.identifier.capes33004137063P6-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.