You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92228
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Ana Maria Martins da Costa [UNESP]-
dc.contributor.advisorSuppia, Alfredo Luis Paes de Oliveira [UNESP]-
dc.contributor.authorFaria, Nelson Vieira da Fonseca-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:38Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:07:54Z-
dc.date.available2014-06-11T19:25:38Z-
dc.date.available2016-10-25T19:07:54Z-
dc.date.issued2011-06-30-
dc.identifier.citationFARIA, Nelson Vieira da Fonseca. A linguagem cinematográfica na escola: o processo de produção de filmes na sala de aula como prática pedagógica. 2011. 90 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92228-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92228-
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta os resultados da pesquisa A linguagem cinematográfica na escola: o processo de produção de filmes na sala de aula como prática pedagógica, pertencente à linha de pesquisa Infância e Educação, do programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus Presidente Prudente em convênio com a Universidade Federal de Juiz de Fora. Essa pesquisa teve como objetivo rediscutir a possibilidade de utilizar o cinema em sala de aula na perspectiva da reflexão e da elaboração do conhecimento a partir do emprego da linguagem cinematográfica nas várias fases da produção de filmes em curta metragem, desde a sua concepção até a exibição do produto final. Para tanto, foi feita a opção por uma pesquisa de caráter qualitativo contando com o professor como investigador participante da ação. A pesquisa foi desenvolvida no contexto e ambiente das aulas de arte, com os alunos matriculados nos 9º anos do Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF (MG), como participantes e informantes. O processo de levantamento de dados teve início com a produção de um primeiro curta metragem realizado por grupos de alunos a partir do conhecimento empírico sobre cinema que eles e elas pudessem lançar mão. Teve continuidade com estudos teóricos e práticos sobre os elementos da linguagem cinematográfica, sua utilização e seus significados. Terminou com a realização de um segundo curta metragem produzido à luz desse conhecimento da linguagem do cinema...pt
dc.description.abstractNot availableen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent90 f. : il., tabs.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectLinguagem cinematograficapt
dc.subjectCinema na educaçãopt
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt
dc.titleA linguagem cinematográfica na escola: o processo de produção de filmes na sala de aula como prática pedagógicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filefaria_nvf_me_prud.pdf-
dc.identifier.aleph000645548-
dc.identifier.capes33004129044P6-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.