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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92230
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Souza, Renata Junqueira de [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Massuia, Caroline Sanchez | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:25:38Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:07:55Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:25:38Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:07:55Z | - |
dc.date.issued | 2011-08-11 | - |
dc.identifier.citation | MASSUIA, Caroline Sanchez. Os contos de fadas e as práticas educativas: o uso do gênero em uma escola municipal de Presidente Prudente. 2011. 163 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/92230 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92230 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo está ligado à linha de pesquisa Infância e Educação e tem como objetivo verificar o trabalho de leitura e escrita a partir do conto de fadas em uma escola municipal de Presidente Prudente, visto que a escola representa um espaço privilegiado para que a criança entre em contato com a literatura. Considerando que a criança hoje tem mais acesso a aparelhos eletrônicos, como televisão, videogame e computador, o papel da escola para promover o acesso do aluno à literatura fica ainda maior, principalmente no Ensino Fundamental, período propício à formação do leitor. A escolha dos contos de fadas deve-se ao fato de suas histórias agradarem à grande maioria das crianças de qualquer idade e, também, por serem ideais para se trabalhar a produção de texto, devido a sua estrutura. Para verificar o uso dos contos de fadas em salas de aula, realizamos entrevistas com professoras de classes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, pretendendo averiguar suas concepções sobre o gênero e o uso que fazem dele em suas aulas. Após as entrevistas, algumas aulas de português de uma professora de 5° ano que demonstrou interesse pela pesquisa foram observadas e ela também recebeu uma formação sobre o tema, com informações teóricas e propostas de atividades práticas a serem aplicadas posteriormente. Com isso, foi possível comparar sua prática, antes e depois da formação recebida. Os resultados obtidos na pesquisa reforçam o gosto pelo gênero entre crianças de séries iniciais, a falta de formação docente para perceber a importância do trabalho com os contos de fadas, bem como a possibilidade de construir leitores ávidos a partir de um trabalho contínuo e específico em sala de aula | pt |
dc.description.abstract | Not available | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
dc.format.extent | 163 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Contos de fadas | pt |
dc.subject | Práticas educativas | pt |
dc.subject | Produção de textos | pt |
dc.title | Os contos de fadas e as práticas educativas: o uso do gênero em uma escola municipal de Presidente Prudente | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | massuia_cs_me_prud.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000675266 | - |
dc.identifier.capes | 33004129044P6 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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