You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92247
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRaboni, Paulo César de Almeida [UNESP]-
dc.contributor.authorPinto, Antonia Aurélio-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:38Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:07:57Z-
dc.date.available2014-06-11T19:25:38Z-
dc.date.available2016-10-25T19:07:57Z-
dc.date.issued2012-12-06-
dc.identifier.citationPINTO, Antonia Aurélio. Aproximações entre literatura infantil e ensino de ciências: um estudo de práticas pedagógicas de professoras dos anos inicais do ensino fundamental. 2012. xv, 185 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92247-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92247-
dc.description.abstractO presente estudo, vinculado à linha de pesquisa “Práticas Educativas e Formação de Professores” do Programa de Pós-Graduação em Educação, buscou realizar uma aproximação entre duas esferas do conhecimento: a Literatura Infantil e o Ensino de Ciência. Nossa investigação centra-se em compreender como se dá a aproximação dos elementos das Ciências Naturais pela Literatura Infantil, bem como analisar o uso desse gênero pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para alcançar nossos objetivos, desenvolvemos uma pesquisa com abordagem qualitativa, a fim de interpretar os dados. A coleta de dados da pesquisa foi desenvolvida em duas fases. Na primeira, realizamos a análise documental para seleção e análise dos livros de Literatura Infantil. Para isso, baseamono-nos nos conceitos bakhtinianos: Polissemia, Dialogismo e Gêneros do Discurso e a partir deles, verificamos a forma como os elementos das Ciências Naturais foram empregados nas histórias. Na segunda fase, fizemos duas entrevistas semiestruturadas, aplicadas a seis professoras que lecionam para os Anos iniciais do Ensino Fundamental em...pt
dc.description.abstractThis study linked the research line between “Educational Practices and Teachers’ Education” of the Graduation in Education Programs. It attempted to make a connection between two spheres of knowledge: Children’s Literature and the Teaching of Science. Our research focuses on understanding how the approach of the elements from the Natural Sciences through the use of Children’s Literature. Our goal is also to analyze this kind of use by Elementary School teachers in the first school grades. To achieve our goals we have developed a research with a qualitative approach seeking to interpret the data. The data collection of the research was conducted in two phases. At first, we did a document analysis for selection and an analysis of the Children’s Literature books. In order to do this, we used Bakhtin’s concepts: Polysemy, Dialogism and Speech Genres. And from point on, we saw the way the elements from Natural Sciences were used in the stories. In the second phase, we conducted two semi-structured interviews which were applied... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extentxv, 185 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectCiencia - Estudo e ensinopt
dc.subjectLiteratura infanto-juvenil - Formação de professorespt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectEducationpt
dc.titleAproximações entre literatura infantil e ensino de ciências: um estudo de práticas pedagógicas de professoras dos anos inicais do ensino fundamentalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filepinto_aa_me_prud.pdf-
dc.identifier.aleph000707928-
dc.identifier.capes33004129044P6-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.