Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92255
Título: 
Estratégias de leitura para a formação da criança leitora
Autor(es): 
Souza, Silvana Ferreira de
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Financiador: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Resumo: 
  • Esta Dissertação apresenta os resultados da pesquisa “Estratégias de leitura para a formação da criança leitora”, pertencente à linha “Práticas Educativas na Formação de Professores”, do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Presidente Prudente, originada de nossa preocupação com a constituição leitora dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Tal investigação teve como objetivo aplicar atividades que privilegiassem o uso das estratégias de leitura de Isabel Solé (1998), utilizando obras de literatura. Para tanto, optamos por uma pesquisa qualitativa, ao realizarmos um estudo de caso em uma escola do Ensino Fundamental d Rede Municipal de Junqueirópolis/SP. Com base nas abordagens de leitura interacionistas (LEFFA, 1996; SOLÉ, 1998), planejamos um trabalho prático em uma sala de terceira série e, para essa investigação, usamos as técnicas de pesquisa de observação participante, a intervenção, o registro e a análise dos dados. A análise de dados mostrou que, ao aplicar as estratégias de leitura utilizando obras de literatura, nós favorecemos o desenvolvimento de práticas de leitura compartilhadas pelo grupo, baseadas no diálogo, o que ajudou na inserção dos não inseridos socialmente no ato de ler, em que a formação leitora passa a ser responsabilidade do professor, mas também das crianças...
  • Not available.
Data de publicação: 
28-Set-2009
Citação: 
SOUZA, Silvana Ferreira de. Estratégias de leitura para a formação da criança leitora. 2009. 143 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2009.
Duração: 
143 f.
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Educação
  • Leitores - Reação critica
  • Readers
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/92255
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.