You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92264
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLib rio, Renata Maria Coimbra [UNESP]-
dc.contributor.authorSantos, Rita de Cássia Ferreira dos-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:39Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:07:59Z-
dc.date.available2014-06-11T19:25:39Z-
dc.date.available2016-10-25T19:07:59Z-
dc.date.issued2011-08-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Rita de Cássia Ferreira dos. Violência sexual e a formação de educadores: uma proposta de intervenção. 2011. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92264-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92264-
dc.description.abstractO presente estudo encontra-se vinculado à linha de pesquisa intitulada “Processos formativos, diferenças e valores” do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, Campus de Presidente Prudente. Diversos estudos mostram que a escola seria um dos locais privilegiados para que ocorra a detecção e intervenção em casos de violência sexual, levando em consideração o extenso período de tempo em crianças e adolescentes passam nessa instituição. Sabemos que os profissionais da escola tem o dever legal e .ético em notificar às autoridades competentes casos suspeitos ou confirmados de abuso e exploração sexual. Entretanto, as escolas e os professores aparecem em números reduzidos enquanto agentes denunciantes e uma das explicações para esta baixa taxa de denúncias seria a falta de formação sobre o tema durante a formação inicial de educadores. Sendo a violência sexual infanto-juvenil um tema que é alvo de discussão por diversos segmentos sociais, que tem como objetivo comum a proteção dessa população, voltamos nossas preocupações para o universo de informações que possíveis futuros professores tem acerca da referida temática. A presente pesquisa teve como objetivo verificar o conhecimento de alunos dos penúltimos anos dos cursos de licenciatura da FCT/ UNESP sobre o tema violência sexual contra crianças e adolescentes e aplicar um programa de intervenção junto aos licenciandos, visando uma formação profissional sobre a temática, cujos conhecimentos foram avaliados anterior e posteriormente à capacitação...pt
dc.description.abstractThis study is connected to the research line “Formative processes, differences and values” at the Graduate Studies in Education at UNESP, Campus of Presidente Prudente. Many researches has shown that schools are the best place for detecting and intervention in cases of sexual violence, taking into account the extended period of time children and youth spend in such an institution. However, the school professionals are the less group of people that use to report cases of sexual abuse and exploitation and it happens due the lack of information they have about this issue, since they have no discussion about it in the undergraduate studies. Sexual violence has been a very important issue for many group of professionals, concerned with the prevention of this phenomenon, so our interest is to identify the level of information of future teachers about this issue. This research aimed to: verify the knowledge of penultimate year students of undergraduate studies in courses of teacher training at UNESP, Campus of Presidente Prudente about sexual violence and to carry out with them an intervention program aiming to a professional training in regard sexual violence. The students’ knowledge was evaluated through the use of pre and post test. The research was divided into two phases. In the first one... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent162 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação - Formação de professorespt
dc.subjectAdolescentes e violênciapt
dc.subjectViolência sexual - Papel da escolapt
dc.subjectCrianças e violênciapt
dc.subjectSexual violence - Role fo the schoolen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleViolência sexual e a formação de educadores: uma proposta de intervençãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesantos_rcf_me_prud.pdf-
dc.identifier.aleph000680797-
dc.identifier.capes33004129044P6-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.