You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92265
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoreira, Maria de Fátima Salum [UNESP]-
dc.contributor.authorPalú, Valéria Pavão de Souza-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:39Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:07:59Z-
dc.date.available2014-06-11T19:25:39Z-
dc.date.available2016-10-25T19:07:59Z-
dc.date.issued2011-09-16-
dc.identifier.citationPALÚ, Valéria Pavão de Souza. O ensino da temática racial: formação e práticas docentes na educação escolar. 2011. 171 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92265-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92265-
dc.description.abstractEsta pesquisa versa sobre as trajetórias de formação, concepções e práticas de professoras, com ênfase no estudo dos modos como constituíram e expressam seus conhecimentos e experiências frente à temática racial. Para isso, são apresentados e analisados os relatos de docentes das séries iniciais do Ensino Fundamental I, formadas em Pedagogia e que participaram do programa São Paulo: Educando pela diferença para igualdade. Os seus principais objetivos são: apresentar e analisar as narrativas sobre trajetórias de formação, escolares e não escolares, em face da temática racial e seu ensino; verificar as concepções de “raça”, “racismo”, “preconceito” e “discriminação” expostas e suas possíveis associações com as ideias de “diferença” e “desigualdade etnicorracial”; apresentar e analisar os relatos sobre atuais práticas escolares no ensino da temática racial. Para a interpretação dos dados, previram-se ações de levantamento, organização e análise de vários tipos de dados, produzidos a partir do trabalho com bases documentais diversas: 1) seleção dos questionários, respondidos pelas professoras, em 2005, quando participaram do programa de formação; 2) apresentação, em forma de tabelas, de análises indicativas do perfil socioprofissional das mesmas; 3) execução e análise de entrevistas semiestruturadas, ocorridas em 2010, com seis professoras; 4) comparação e análise de dados recolhidos da associação livre de palavras daquelas que foram participantes do curso e, dentre elas, novamente com as entrevistadas. Foram buscados nos relatos vivências escolares e não escolares que pudessem propiciar pistas de sua intersecção com as concepções e práticas das professoras, no tratamento das relações etnicorraciais no ambiente escolar. A análise pautou-se pelos pressupostos teórico-metodológicos de caráter...pt
dc.description.abstractIt is about the trajectories of training, concepts and practice of teachers with emphasis on the study of the ways how they constituted and expressed their knowledge and experience forward the race issue. For this purpose, reports of teachers from early grades of elementary school who were and graduated in Pedagogy and participated in the program “São Paulo: Educando pela diferença para igualdade” are presented and analyzed. Its main objectives are: to present and to analyze the narratives about training trajectories, school and non school, forward the race issue and its teaching. To check the concepts of race, racism, prejudice and discrimination presented and their possible associations with the ideas of difference and inequality ethnic-racial. To present and to analyze the reports on current school practices in the teaching of the race issue. For the interpretation of the data actions of gathering, organization and analysis of various types of data produced from the documentary work with various bases were predicted: 1) Survey and selection of questionnaires answered by teachers at the time who participated in the continuing education program, 2) Presentation in the form of tables, indicative analysis of the socio-professional profile, 3) Implementation and analysis of semi-structured interviews with the six participating teachers, 4) Comparison and analysis of data collected from the free association of words of those who were participants of the course and, among them, again with teachers during the interviews. School and non-school living that might provide clues to its intersection with the concepts and practices of teachers in the... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.description.sponsorshipSecretaria Estadual de Educação-
dc.format.extent171 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação - Formação de professorespt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectRelações etnicorraciaispt
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectLinks ethnic-racialen
dc.titleO ensino da temática racial: formação e práticas docentes na educação escolarpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filepalu_vps_me_prud.pdf-
dc.identifier.aleph000675796-
dc.identifier.capes33004129044P6-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.