Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92275
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP] | - |
dc.contributor.advisor | Rinaldi, Renata Portela [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Monteiro, Suelen Santos | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:25:39Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:08:00Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:25:39Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:08:00Z | - |
dc.date.issued | 2012-08-31 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Suelen Santos. Ensino de leitura na educação dos surdos: análise dos recursos pedagógicos mediados pela Libras. 2012. 147 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/92275 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92275 | - |
dc.description.abstract | A presente investigação vincula-se a linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Presidente Prudente. O trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do uso de recursos pedagógicos e a práticas docentes da Sala de Recurso Multifuncional (SRM) na formação de leitores com deficiência auditiva/surdez. Com base na abordagem qualitativa, o método selecionado foi o Estudo de Caso, isso porque a SRM selecionada apresenta algumas características especificas como: uma sala especifica para atender os estudantes com surdez, ter como responsável uma docente especialista em surdez e em especial, a criação de recursos pedagógicos por parte da docente que atendam as especificidades dessa população. Com base no estudo de caso, os procedimentos metodológicos adotados foram organizados em três etapas: 1) levantamento bibliográfico sobre os temas da pesquisa no Banco de Teses e Dissertações, no Portal de periódicos da CAPES, nos anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial e nas Reuniões Anuais da ANPED; 2) observação e entrevista com a docente especialista responsável pela SRM selecionada e pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes com deficiência auditiva/surdez; 3) analise dos dados coletados no trabalho de campo cotejando-os com os resultados encontrados durante o levantamento bibliográfico. A análise dos dados está fundamentada na Análise de Conteúdo. Os resultados nos permitiram algumas reflexões, a saber: as produções científicas sobre o tema são escassas, especialmente quando relacionadas a analise de recursos pedagógicos para o ensino da leitura voltados para as pessoas com deficiência... | pt |
dc.description.abstract | The present investigation is linked to the research line “Formative Processes and Practices in Education of the Post-Graduation Program in Education of UNESP/Presidente Prudente. This study aims to verify the contributions of the use of pedagogical resources and teaching practices of the Multifunctional Resources Room (SRM) on the formation of deaf/hearing impaired readers. Based on a qualitative approach, this research was developed by the use of case study method, once the SRM chosen presented some specific characteristics such as: a specific room to attend deaf students, a responsible teacher specialized in deafness and the creation, by the teacher, of pedagogical resources related to the community specific needs. The methodological procedures were divides into three steps: 1) literature review about the topics of the research at the Bank of Theses and Dissertations of CAPES, at CAPES Portal of Electronic Journals and at the anual meetings of ANPED; 2) Observations and interview with the specialist teacher responsible for the selected SRM and for the Specialized Educational Service for deaf/hearing impaired... (Complete abstract click electronic access below) | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 147 f. : il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Leitura | pt |
dc.subject | Língua brasileira de sinais | pt |
dc.subject | Língua de sinais | pt |
dc.subject | Education | pt |
dc.title | Ensino de leitura na educação dos surdos: análise dos recursos pedagógicos mediados pela Libras | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | monteiro_ss_me_prud.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000713076 | - |
dc.identifier.capes | 33004129044P6 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.