You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92278
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBetti, Mauro [UNESP]-
dc.contributor.authorPaiva, Bruna Eliza-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:39Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:08:00Z-
dc.date.available2014-06-11T19:25:39Z-
dc.date.available2016-10-25T19:08:00Z-
dc.date.issued2012-02-15-
dc.identifier.citationPAIVA, Bruna Eliza. Educação física e semiótica: possibilidades de diálogo. 2012. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92278-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92278-
dc.description.abstractA presente pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências - UNESP, campus de Presidente Prudente; e vincula-se à linha de pesquisa ‘Práticas e Processos Formativos em Educação’. Ao constatarmos a inconsistência entre as proposições teórico-metodológicas da Educação Física e a realidade observada no contexto escolar, identificamos a necessidade de delinear novos rumos para esta disciplina em consonância com o cenário contemporâneo global. Nesse sentido, encontramos nos fundamentos da Semiótica de Charles S. Peirce (1839-1914) um potencial para sugerir às ações pedagógicas da Educação Física novas possibilidades didático-pedagógicas. Para tanto, analisamos as relações teóricas entre alguns conceitos da Semiótica (Categorias da Experiência, Semiose, Pragmaticismo, Método Científico) e algumas proposições didático-pedagógicas da Educação Física. Além disso, realizamos uma investigação de campo de natureza interventiva, a qual foi orientada pela lógica do Método Abdutivo-Indutivo proposto por Peirce. Tal investigação foi realizada...pt
dc.description.abstractThe lack of consistence between Physical Education theoretic methods and the reality observed on school context stimulated us to identify the necessity of creating new paths to be stepped by Physical Education area in order to reach the globalized contemporary scenery. Motivated by that necessity, this research is related to ‘Practices and Formative Process on Education’ and it was developed at Education Post Graduation Program of UNESP Science Faculty (Presidente Prudente). As result, a great potential to suggest new teaching possibilities to Pedagogical Action on Physical Education have been found at the concepts of Semiotics presented by Charles Sanders Peirce (1839-1914). To discuss the theme, we analyzed the relationship among some theoretical concepts of Semiotics (Categories of Experience, Semiosis, Pragmaticism, Scientific Method) and some pedagogical theories of Physical Education. And this interventional research was guided by the logic of Abducing-Inductive Method proposed by Peirce. This investigation took place on a public school at the city of São José dos Campos... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent170 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação fisicapt
dc.subjectSemioticapt
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectSemioticsen
dc.titleEducação física e semiótica: possibilidades de diálogopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filepaiva_be_me_prud.pdf-
dc.identifier.aleph000686923-
dc.identifier.capes33004129044P6-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.