You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92281
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMorelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]-
dc.contributor.authorSouza, Mônica Fernandes de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:39Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:08:01Z-
dc.date.available2014-06-11T19:25:39Z-
dc.date.available2016-10-25T19:08:01Z-
dc.date.issued2010-08-26-
dc.identifier.citationSOUZA, Mônica Fernandes de. O uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem da matemática: das práticas às concepções docentes. 2010. 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92281-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92281-
dc.description.abstractA presente pesquisa, qualitativa, de natureza analítico descritiva, vinculada à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação”, do Programa de Pósgraduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente, teve por objetivo investigar as concepções de professores de Matemática das escolas estaduais do município de Presidente Prudente, sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. A estratégia utilizada para desenvolver tal investigação foi a abordagem indireta, procedimento que consiste em investigar as concepções dos professores questionando-os não sobre suas concepções propriamente, mas sobre suas práticas. A pesquisadora utilizou questionário e entrevista semi-estruturada para coletar os dados referentes às práticas com TIC de cinco professores de Matemática. Tal análise indicou que os professores concebem que a exposição da teoria deve sempre anteceder...pt
dc.description.abstractThe present qualitative research, which has an analytic and descriptive nature, and entailed to the research topic of “Practices and Formation Processes in Education”, of the Post-graduation Program in Education of Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP, campus of Presidente Prudente, aimed investigate the conceptions of Mathematical teachers of state schools in Presidente Prudente about the use of Information and Communication Technologies (ICT) during the teaching–learning process of mathematic. The strategy used to develop such investigation was the indirect approach. This procedure consists in investigate the teacher's concepts by questioning them not about their conceptions themselves, but about their practices. The researcher made use of questionnaire and semi-structured interview to collect the data referent to the practices with ICT of five mathematical teachers. The analysis indicated that the teachers agree that the exposure of the theory must always precede the practice. Besides that, the practices proposed by the... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent166 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectMathematical Teacher's Conceptionen
dc.subjectInformation and Communication Technologies (ICT)en
dc.subjectMathematical Teaching – Learning Processen
dc.titleO uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem da matemática: das práticas às concepções docentespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesouza_mf_me_prud.pdf-
dc.identifier.aleph000624707-
dc.identifier.capes33004129044P6-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.