You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92293
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Renata Junqueira de [UNESP]-
dc.contributor.authorRevoredo, Mariana-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:58Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:08:02Z-
dc.date.available2014-06-11T19:25:58Z-
dc.date.available2016-10-25T19:08:02Z-
dc.date.issued2010-08-25-
dc.identifier.citationREVOREDO, Mariana. Mediadores de leitura: a participação da família na formação de leitores – um estudo de caso em Presidente Prudente/SP. 2010. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92293-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92293-
dc.description.abstractEste trabalho, vinculado à linha de pesquisa Educação e Infância, do Programa de Pósgraduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – UNESP, tem como objetivo descrever a presença de materiais de leitura no âmbito familiar, as concepções que esses familiares têm sobre ‘ser leitor’, bem como a mediação de leitura que acontece (ou não) neste espaço. Esta pesquisa surgiu em razão da inquietação causada ao analisar um contexto em que os resultados do Brasil nos estudos de avaliação internacionais e nacionais mostram a presença de baixos níveis de letramento em leitura, suscitando a discussão sobre a importância do mediador na formação dos leitores, tendo como pressuposto a afirmativa de que a família deve ser a primeira mediadora de leitura, pois é o primeiro elo da criança com o mundo. Assim, esta pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou o estudo de caso como método para investigar a participação da família na formação de leitores. Dessa forma, foram realizadas dezesseis entrevistas a responsáveis (pais, mães e avós) de alunos de duas salas de aulas de 4as séries do Ensino Fundamental de duas escolas de...pt
dc.description.abstractThis paper is connected to Education and Childhood research line which is part of the Post Graduation Program of Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – UNESP. The aim of this study is to describe the presence of reading material among children’s family, and the conception these families have concerning “reader”. Besides, it also describes how reading mediation occurs (or not) among such families. The present study originates due to the researcher questions about the results presented by Brazilian students in national and international evaluations. According to these evaluations, Brazil has low literacy in reading, what drives to the discussion about the importance of mediator in readers’ formation. It is believed that family should be the first mediator in reading process, once it is the first connection between child and the world. Thus, this qualitative research involves the case study in order to investigate family participation in readers’ formation. Sixteen students’ family members (parents and grandparents) were interviewed. Those students are from two different 4th grade classes of Basic School from... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent100 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectFamíliapt
dc.subjectReadingen
dc.subjectMediationen
dc.subjectFamilyen
dc.subjectReaders’ formationen
dc.titleMediadores de leitura: a participação da família na formação de leitores – um estudo de caso em Presidente Prudente/SPpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filerevoredo_m_me_prud.pdf-
dc.identifier.aleph000628066-
dc.identifier.capes33004129044P6-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.