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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92295
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dc.contributor.advisorSilva, Divino José da [UNESP]-
dc.contributor.authorProvana Bertoncini, Edda Maria-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:58Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:08:02Z-
dc.date.available2014-06-11T19:25:58Z-
dc.date.available2016-10-25T19:08:02Z-
dc.date.issued2011-02-25-
dc.identifier.citationPROVANA BERTONCINI, Edda Maria. Arte e educação: re-construindo o presente. 2011. 173 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92295-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92295-
dc.description.abstractNa presente pesquisa temos como objetivo compreender de que forma estão presentes, nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Terceiro e Quarto Ciclo do Ensino Fundamental na área de Arte e na Proposta Curricular do Estado de São Paulo - Arte nas 5ª e 6ª séries do ensino fundamental, o ensino das artes visuais e as experiências artísticas contemporâneas. Tendo em vista esse objetivo, traçamos um panorama histórico acerca do desenvolvimento do ensino de Arte no Brasil e da formação do artista plástico realizada, principalmente, nos colégios e mosteiros no período colonial e, posteriormente, nos ateliês dos artistas. Na educação oficial procuramos acompanhar o seu desenvolvimento histórico, a partir da Academia Imperial de Belas Artes até o período contemporâneo, analisando as principais correntes metodológicas de ensino de arte, as quais influenciaram o ensino de arte na escola. Para compreender a importância da arte e da formação cultural na sociedade contemporânea recorremos aos pensadores da Escola de Frankfurt, principalmente a Marcuse e as suas discussões sobre a cultura afirmativa na sociedade administrada e aos conceitos de Indústria Cultural e semiformação de Theodor Adorno os quais nos auxiliam na compreensão dos aspectos que travam a formação na atualidade...pt
dc.description.abstractIn this study we aimed to understand how they are present in the National Curriculum Parameters for Third and Fourth Round Elementary School in the Art and Curriculum Proposal of the State of Sao Paulo - Art in the 5th and 6th grade of elementary school, the teaching of visual arts and contemporary art experiences. Towards this goal, we draw a historical overview about the development of teaching art in Brazil and the formation of the artist mainly carried out in schools and monasteries in the colonial period and later in the ateliers of the artists. In education officer tried to follow its historical development, from the Academia Imperial de Belas Artes until the contemporary period, examining the methodological mainstream of art teaching which influenced the teaching of art in school ... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent173 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionais (PCN)pt
dc.subjectProposta Curricular do Estado de São Paulo (PCESP)pt
dc.subjectVisual artsen
dc.subjectArt educationen
dc.subjectPrimary educationen
dc.subjectCultural trainingen
dc.titleArte e educação: re-construindo o presentept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileprovanabertoncini_me_prud.pdf-
dc.identifier.aleph000639665-
dc.identifier.capes33004129044P6-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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