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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92302
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Nelli, Eunice Maria Zangari | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:25:58Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:08:04Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:25:58Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:08:04Z | - |
dc.date.issued | 2009-05-07 | - |
dc.identifier.citation | NELLI, Eunice Maria Zangari. O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissional. 2009. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2009. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/92302 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92302 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo que se enquadra na linha de pesquisa Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores, enfoca a formação do enfermeiro crítico e reflexivo frente às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Enfermagem no país. A legislação atual estabelece que o perfil esperado para o formando/egresso dos Cursos de Enfermagem, em todo o Brasil, deve ser o de um profissional “generalista, humanista, crítico e reflexivo”. Para atingir os objetivos desse estudo, adotou-se uma metodologia de abordagem qualitativa. Num primeiro momento, realizou-se um levantamento bibliográfico, com a finalidade de aprofundar no conhecimento histórico, práticas e teorias que fundamentaram o ensino do cuidado, no decorrer do tempo. Nesse estudo ficou evidente que o ensino da Enfermagem, em algumas instituições ainda segue o modelo tradicional, ou seja, as disciplinas estão fixadas nas grades curriculares de maneira que, nos primeiros anos de estudo, se ensinam os conteúdos teóricos, para só então, desenvolverem a prática, realizadas através dos estágios, enquanto em outras já ocorrem mudanças no currículo. Dando seqüência ao estudo, realizaram-se entrevistas com egressos do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), instituição que buscou a reconstrução do seu desenho curricular, juntamente com a metodologia de ensino denominada ativa, que se utiliza da Problematização como ferramenta para sustentar a relação ensino-aprendizado... | pt |
dc.description.abstract | Not available. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 101 f. : il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Enfermagem | pt |
dc.subject | Enfermagem - Formação profissional | pt |
dc.subject | Teaching Nursing | en |
dc.subject | Integrated Curricuum in Nursing | en |
dc.title | O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissional | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | nelli_emz_me_prud.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000593322 | - |
dc.identifier.capes | 33004129044P6 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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