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dc.contributor.advisorGiorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP]-
dc.contributor.authorNelli, Eunice Maria Zangari-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:58Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:08:04Z-
dc.date.available2014-06-11T19:25:58Z-
dc.date.available2016-10-25T19:08:04Z-
dc.date.issued2009-05-07-
dc.identifier.citationNELLI, Eunice Maria Zangari. O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissional. 2009. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92302-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92302-
dc.description.abstractO presente estudo que se enquadra na linha de pesquisa Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores, enfoca a formação do enfermeiro crítico e reflexivo frente às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Enfermagem no país. A legislação atual estabelece que o perfil esperado para o formando/egresso dos Cursos de Enfermagem, em todo o Brasil, deve ser o de um profissional “generalista, humanista, crítico e reflexivo”. Para atingir os objetivos desse estudo, adotou-se uma metodologia de abordagem qualitativa. Num primeiro momento, realizou-se um levantamento bibliográfico, com a finalidade de aprofundar no conhecimento histórico, práticas e teorias que fundamentaram o ensino do cuidado, no decorrer do tempo. Nesse estudo ficou evidente que o ensino da Enfermagem, em algumas instituições ainda segue o modelo tradicional, ou seja, as disciplinas estão fixadas nas grades curriculares de maneira que, nos primeiros anos de estudo, se ensinam os conteúdos teóricos, para só então, desenvolverem a prática, realizadas através dos estágios, enquanto em outras já ocorrem mudanças no currículo. Dando seqüência ao estudo, realizaram-se entrevistas com egressos do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), instituição que buscou a reconstrução do seu desenho curricular, juntamente com a metodologia de ensino denominada ativa, que se utiliza da Problematização como ferramenta para sustentar a relação ensino-aprendizado...pt
dc.description.abstractNot available.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent101 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEnfermagempt
dc.subjectEnfermagem - Formação profissionalpt
dc.subjectTeaching Nursingen
dc.subjectIntegrated Curricuum in Nursingen
dc.titleO currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissionalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filenelli_emz_me_prud.pdf-
dc.identifier.aleph000593322-
dc.identifier.capes33004129044P6-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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