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dc.contributor.advisorGiorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP]-
dc.contributor.authorNogueira, Beatriz Soares-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:59Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:08:08Z-
dc.date.available2014-06-11T19:25:59Z-
dc.date.available2016-10-25T19:08:08Z-
dc.date.issued2006-10-05-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Beatriz Soares. Formação contínua na escola: a voz dos professores. 2006. 178 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2006.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92336-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92336-
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa realizada na área de formação de professores que, mais que aprofundar teses, preocupou-se em entender melhor - através da perspectiva dos próprios professores da rede pública estadual - como será a transição de um processo de formação contínua pontual (principalmente através da formação externa à escola) para um processo de formação contínua no local de trabalho docente. A metodologia adotada foi o estudo de caso e os principais instrumentos para a coleta dos dados foram entrevistas reflexivas e grupo focal. A descrição, categorização e análise das falas dos docentes possibilitaram identificar os grandes entraves factuais e psicológicos existentes na realidade e no ideário dos profissionais da área da Educação - maiores impedidores da efetivação da formação contínua em serviço dentro da unidade escolar - e demandaram apontamento de possíveis caminhos a serem trilhados pelas diversas instâncias envolvidas no processo educativo a fim de viabilizar a concretização efetiva desse novo modelo de formação.pt
dc.description.abstractThis study presents the results of a research about teacher's development. More than discuss some theories we intend to try to understand deeply - through the perspective of the teachers who work in public schools - how is the transition from a continuing development process, which is specific (specially through the out-school development), to a continuing development process hold in the school, where the teachers work. The methodology chosen in this study is the case study and the main instruments to collect data were the reflexive interview and focal group. Trough the description, categorization and the analysis of the teachers' speech it was possible to identify the most serious difficulties in terms of facts and the psychological ones that exist not only in our reality but also in the education professionals' minds. These obstacles do not permit the effectiveness of continuing development in the school; they also demand the suggestion of some ways through which different groups involved with the education process can provide the realization of this new model of the teachers' development.en
dc.description.sponsorshipSecretaria Estadual de Educação-
dc.format.extent178 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectPoliticas publicaspt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectServiço social escolarpt
dc.subjectPublic politicsen
dc.subjectTeachers' speechen
dc.subjectEducation processen
dc.titleFormação contínua na escola: a voz dos professorespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filenogueira_bs_me_prud.pdf-
dc.identifier.aleph000476791-
dc.identifier.capes33004129044P6-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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