Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92345
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Elaine de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:26:00Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:08:09Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:26:00Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:08:09Z | - |
dc.date.issued | 2008-03-28 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Elaine de Almeida. Relação espaço-plano: uma intervenção pedagógica para o desenvolvimento do pensamento geométrico. 2008. 182 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/92345 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92345 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho, de natureza qualitativa, vinculado à linha de pesquisa “Práticas Educativas na Formação de Professores”, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/Unesp, Campus de Presidente Prudente, tem por objetivo investigar as vantagens e limites de uma proposta didática baseada em uma seqüência múltipla de situações de aprendizagem e como ela pode favorecer a aprendizagem significativa de conceitos geométricos envolvidos na relação espaçoplano. Para tanto, elaboramos, aplicamos e analisamos uma seqüência didática de situações de aprendizagem, que utilizou metodologia e recursos diferenciados, junto a trinta e dois alunos de uma 5a série do ensino fundamental da escola pública “EMEF Marechal do Ar Márcio de Souza e Mello”, da cidade de Álvares Machado – SP. Os pressupostos teóricos de Ausubel, Parsysz, Van Hiele e Duval alicerçam a fundamentação e a análise do trabalho. Antes de iniciarmos a intervenção pedagógica, aplicamos uma avaliação diagnóstica para identificarmos os conhecimentos prévios e as dificuldades dos alunos. A partir desse diagnóstico, planejamos e desenvolvemos nove situações de aprendizagem, vivenciadas ao longo de seis meses do ano de 2007, as quais empregaram recursos didáticos diversificados, dentre eles, o computador. Ao final, aplicamos novamente a avaliação, com o intuito de identificarmos os avanços em relação à compreensão de conceitos. Para melhor analisarmos o material coletado, dividimos os alunos em três grupos. A análise dos dados revelou que um grupo não apresentou avanços expressivos em relação ao domínio dos conceitos envolvidos por não conseguir se desvincular das situações concretas para abstrair delas regularidades quanto aos elementos e conceitos em jogo... | pt |
dc.description.abstract | This is a qualitative study linked to the research line “Educative Practice on Teachers’ Formation”, from the Post Graduation Program in Education, of Science and Technology College (Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/Unesp), Campus of Presidente Prudente. The present study has the objective of investigating the advantages and the limits of a didactic proposal based on a multiple sequence of learning situations and how it can support the significative learning of geometric concepts involved in the plane-space relationship. To do so, we elaborated, applied and analyzed a didactic sequence of learning situations that used different resources and methodology, with thirty two students from the 5th grade from a public school “EMEF Marechal do Ar Márcio de Souza e Mello”, from Álvares Machado – SP. We used the theoretical presupposes from Ausubel, Parsysz, Van Hiele and Duval that contributed to the base and the analysis of this study. Before we initiate the pedagogic intervention, we applied a diagnostic evaluation to identify the students’ previous knowledge as well as their possible difficulties. From this diagnostic we planed and developed nine learning situations, experimented during six months in 2007 and for what we used different didactic resources, as the computer, for example. Finally we applied the evaluation again to verify the students’ improvement about the concepts comprehension. To best analyze the collected data, we divided the students in three groups... | en |
dc.description.sponsorship | Secretaria Estadual de Educação | - |
dc.format.extent | 182 f. : il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Aprendizagem | pt |
dc.subject | Geometria | pt |
dc.subject | Didática | pt |
dc.subject | Geometry teaching and learning | en |
dc.subject | Learning situations | en |
dc.subject | Didactic sequence | en |
dc.subject | Didactic situation | en |
dc.title | Relação espaço-plano: uma intervenção pedagógica para o desenvolvimento do pensamento geométrico | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | oliveira_ea_me_prud.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000554844 | - |
dc.identifier.capes | 33004129044P6 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.