You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92352
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGuimarães, Célia Maria [UNESP]-
dc.contributor.authorSantos, Marisa Oliveira Vicente dos-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:00Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:08:10Z-
dc.date.available2014-06-11T19:26:00Z-
dc.date.available2016-10-25T19:08:10Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationSANTOS, Marisa Oliveira Vicente dos. Contribuições da formação continuada em serviço para a construção da identidade do profissional de educação infantil. 2003. 165 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2003.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92352-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92352-
dc.description.abstractA presente dissertação é resultado de uma pesquisa-ação sobre as contribuições que a formação contínua em serviço podem oferecer na construção da identidade do profissional de educação infantil. O local em que se deu a pesquisa foi o Centro de Convivência Infantil (CCI) Chalezinho da Alegria da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente. O grupo de sujeitos enfocado é composto por 10 Recreacionistas e Auxiliares de Recreacionistas nomeadas “educadoras” no presente trabalho. O objetivo principal foi identificar e analisar os elementos do Programa de Formação Contínua em Serviço (PFCS) que ofereceram maior contribuição ao processo de identificação profissional das educadoras. Outro objetivo foi contribuir com a elaboração e redefinição do PFCS do CCI e de outras instituições de educação infantil. A partir dos dados obtidos através de entrevistas, observação participante natural, relato escrito e pesquisa documental foi observado um processo de modificação na identidade profissional das educadoras. Inicialmente identificaram-se com a figura da pajem ou babá e movimentaram-se constituindo a figura do profissional de educação infantil que desenvolve fazeres e saberes específicos. Os elementos do PFCS que mais contribuíram para essa mudança de identidade foram os espaços de formação, especialmente as orientações semanais, que permitiram tomar as situações do cotidiano como objeto de reflexão sobre a ação.pt
dc.description.abstractThis study is the result of a research-action on the contributions that the in-service continued formation can offer in terms of identity developing on infantile education professionals. This study was carried out at the Centro de Convivência Infantil (CCI) (Infantile Recreational Activity Center) Chalezinho da Alegria of the Science and Technology School (UNESP) in the city of Presidente Prudente. The emphasized professional teamwork is constituted of 10 recreational educators and recreational educator assistants entitled educationalists at the present study. The main purpose is to identify and analyze features of the in-Service Continued Formation Program (SCFP) that offers a major contribution for the professional identification process of educators. The contribution with the planing and redefining of the SCFP of CCI and others infantile educational institutions are also the purpose of this study. Based on data obtained from interviews, natural participant’s observations, written report and documental research, it was noted a changing process on educationalists professional identity. At first, they are identified with baby sitter or nursemaid’s image with movements that constitutes the infantile education professional image who develops specific skills and knowledge. The SCFP’s features that had contributed most for this identity change are the formation’s gaps, specially the weekly educational orientation which takes the daily situations as an reflective factor over the action.en
dc.format.extent165 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectCrechespt
dc.subjectInfantile educationen
dc.titleContribuições da formação continuada em serviço para a construção da identidade do profissional de educação infantilpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesantos_mov_me_prud.pdf-
dc.identifier.aleph000283421-
dc.identifier.capes33004129044P6-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.