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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92359
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dc.contributor.advisorLima, José Milton de [UNESP]-
dc.contributor.authorSantos, Kátia Diniz Coutinho-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:00Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:08:11Z-
dc.date.available2014-06-11T19:26:00Z-
dc.date.available2016-10-25T19:08:11Z-
dc.date.issued2011-11-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Kátia Diniz Coutinho. O módulo de jogos no Colégio de Aplicação João XXIII: um estudo de caso. 2011. 158 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92359-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92359-
dc.description.abstractA presente pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa: ―Práticas e Processos Formativos em Educação‖, tem como objetivo geral investigar e analisar o emprego do ―jogo‖, no contexto educacional e parte do pressuposto de que o jogo é uma atividade existente no âmbito do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação João XXIII, da rede de ensino Federal de Juiz de Fora/MG. Fator este que gera questionamentos sobre os limites e as possibilidades do emprego dessa atividade como recurso pedagógico. A pesquisa estabelece como objetivos específicos: investigar e analisar o emprego do ―jogo‖, por uma professora do 4º ano do Ensino Fundamental que atua com 14 alunos; levantar as opiniões das professoras e dos alunos sobre o emprego de ―jogo‖ no contexto escolar; e em quais aspectos os jogos são importantes para a formação dos educandos. A pesquisa é de natureza qualitativa, cuja abordagem é o estudo de caso, considerando que a investigação se debruça sobre uma realidade específica e peculiar. Para tanto, a investigação contempla análise bibliográfica, procedimentos de observação e entrevista semiestruturada com a professora da turma e com a professora mentora do projeto; com 09 alunos emprega o grupo focal para coleta de dados. A importância desta pesquisa está voltada para a compreensão de processos que se passam no interior do colégio, no ―Módulo de Jogos Educativos‖, é revelada pela significação dos processos vivenciados e a produção do conhecimento poderá também subsidiar práticas educativas e servir de referência para outras realidades. Por fim, destacamos que os resultados da investigação apontam que o emprego do jogo como recurso pedagógico, nesta fase da Educação Básica, pode contribuir de maneira significativa no processo de...pt
dc.description.abstractThis research, linked to the Research Line: ―Formative Processes and Practices in Education‖, aims to investigate and analyze the general use of ―game‖ in the educational environment and assumes that the game is an existing activity within Elementary School at John XXIII Application School, from the federal school system of Juiz de Fora/MG. Factor that generates questions about the limits and possibilities of employing this activity as an educational resource. The research establishes specific objectives: To investigate and analyze the use of ―game‖ by a teacher in the 4th year of elementary school that works with 14 students; get the opinions of teachers and students about the use of game in the school context, and in which aspects are games important for the formation of students. The research is qualitative in nature, whose approach is the case study, considering that research focuses on a specific and peculiar reality. To this end, the investigation covers literature review, observation procedures and semi-structured interview with the classroom teacher and the teacher, mentor of the project; with 09 students uses focus groups to collect data. The importance of this research is focused on understanding the processes that take place within the college, in the ―Module Educational Games‖, is revealed by the significance of the processes experienced and knowledge production may also subsidize educational practices and serve as reference for other realities. Finally, we emphasize that the research results indicate that the use of gaming as an educational resource at this stage of basic education, can contribute significantly in the learning process and the integral development of students, enriching... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent158 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEscolas - Exercicios e jogospt
dc.subjectEducational resourcesen
dc.titleO módulo de jogos no Colégio de Aplicação João XXIII: um estudo de casopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesantos_kdc_me_prud.pdf-
dc.identifier.aleph000682497-
dc.identifier.capes33004129044P6-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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