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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGiorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP]-
dc.contributor.authorSouza, Gabriela Reginato de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:00Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:08:11Z-
dc.date.available2014-06-11T19:26:00Z-
dc.date.available2016-10-25T19:08:11Z-
dc.date.issued2013-10-02-
dc.identifier.citationSOUZA, Gabriela Reginato de. Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPCs): espaços de formação contínua e de produção de saberes docentes?. 2013. 411 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92363-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92363-
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado é vinculada à linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”. Seu contexto é a escola pública democratizada, que tem como desafio possibilitar uma educação de qualidade para todos. Defendemos a formação de professores como um dos aspectos para se alcançar este avanço qualitativo. Especificamente sobre a formação contínua de professores em serviço, defendemos a importância de que aconteça nas escolas, a partir da reflexão sobre os problemas cotidianos desta instituição e considerando os saberes docentes. Entendemos que as Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) têm grande potencial para promover esta formação. Assim, o objetivo geral de nossa investigação foi analisar se as HTPC têm sido concebidas e realizadas nas escolas públicas de maneira a contribuir para a formação contínua dos professores e para a reflexão sobre os saberes docentes de forma a atender aos desafios da escola pública brasileira. Realizamos nossa investigação em duas escolas da rede municipal de ensino de Presidente Prudente, por meio de uma abordagem qualitativa e de caráter etnográfico, que empregou como procedimentos metodológicos a identificação das concepções de professoras e gestoras sobre as HTPC, a aplicação de questionários sobre estes espaços-tempos de formação e a realização de observações das HTPC das escolas para aprofundar os dados obtidos...pt
dc.description.abstractThis dissertation is part of the research line “Public Policy, School Organization and Training of School Teachers”. Its context is the public school democratized, whose challenge is to enable a quality education for all. We advocate teacher training as one of the aspects to achieving this qualitative advance. Specifically on the training of teachers in service, we advocate the importance of what happens in schools , from the reflection on everyday problems of this institution and considering the teaching knowledge . We understand that the Hours of Collective Pedagogical Work (HTPC) have great potential to promote this training. Thus, the overall goal of our research was to analyze if the HTPC have been designed and implemented in public schools in order to contribute to the training of teachers and for reflection on teaching knowledge to meet the challenges of Brazilian public schools... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent411 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectPoliticas publicaspt
dc.subjectHorário de trabalhopt
dc.subjectEducationpt
dc.titleHoras de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPCs): espaços de formação contínua e de produção de saberes docentes?pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesouza_gr_me_prud.pdf-
dc.identifier.aleph000725571-
dc.identifier.capes33004129044P6-
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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