You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92369
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGuimarães, Célia Maria [UNESP]-
dc.contributor.authorToninato, Tatiane Dalpério-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:00Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:08:12Z-
dc.date.available2014-06-11T19:26:00Z-
dc.date.available2016-10-25T19:08:12Z-
dc.date.issued2008-12-08-
dc.identifier.citationTONINATO, Tatiane Dalpério. Formação identitária de docentes da Educação Infantil. 2008. 147 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92369-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92369-
dc.description.abstractEsta pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Campus de Presidente Prudente/SP. O problema da pesquisa se originou em função de nossa prática docente, das observações e dos diálogos com companheiros de trabalho, que revelavam a possível não identificação com as atividades profissionais. O objeto de estudo é a identidade profissional de docentes da Educação Infantil, especificamente dos professores que atuam com crianças pequenas de zero a três anos de idade, em instituições de cuidado e educação. Tal pesquisa teve como finalidade identificar o perfil profissional e identitário dos professores de Educação Infantil que atuam com crianças de zero a três anos, no município de São Paulo, em um Centro de Educação Infantil. Assim, estabelecemos como objetivos específicos investigar, analisar e discutir as concepções que os professores têm sobre a criança pequena, o trabalho docente e a instituição de educação infantil, bem como apreender elementos constitutivos da formação identitária docente. Para tanto, a metodologia empregada configurou-se na abordagem qualitativa de pesquisa, do tipo etnográfico-estudo de um caso. Os procedimentos metodológicos adotados foram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, aplicação de questionários semiestruturado e aberto, tabulação, categorização e análise dos dados obtidos por intermédio da Análise de Conteúdo. O referencial teórico utilizado abrange autores que estudam e discutem temas relacionados à educação, educação infantil, identidade e identidade profissional...pt
dc.description.abstractThis research links to the Line of Educational Research and Practice Teacher Training of the Program of Postgraduate in Education, Masters Course, of the Faculty of Science and Technology – campus of Presidente Prudente / SP. The problem was originated in the search function of our teaching practice, the observations and dialogues with fellow workers, which revealed the possible failure to identify with the professional activities. The object of study is the professional identity of teachers of early childhood education, specifically for teachers who work with small children from zero to three years, in institutions for care and education. This research was intended to identify the professional identity of teachers and of education who work with small children from zero to three years in the municipality of São Paulo, in a Children's Education Center. Thus, we investigate how specific objectives analyze and discuss the concepts that teachers have on the child, the teaching and the establishment of early childhood education and seize evidence of the teacher identity formation. Thus, the methodology used is set in a qualitative approach to research, the type-ethnographic study of a case. The methodological procedures were adopted literature, documentary research, application of questionnaires and semi-open, tabulation, analysis and categorization of data obtained through the Content Analysis... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent147 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectIdentity formationen
dc.subjectTeachers of early childhood educationen
dc.subjectCare and education institutionen
dc.subjectSmall childen
dc.titleFormação identitária de docentes da Educação Infantilpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filetoninato_td_me_prud.pdf-
dc.identifier.aleph000583797-
dc.identifier.capes33004129044P6-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.