You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92398
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoutinho, Rejane Galvao [UNESP]-
dc.contributor.authorBarreto, Carolina Marielli-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:01Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:08:16Z-
dc.date.available2014-06-11T19:26:01Z-
dc.date.available2016-10-25T19:08:16Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationBARRETO, Carolina Marielli. Profissionalização feminina e ensino de arte: um diálogo com a Escola Profissional feminina de São Paulo. 2007. 241 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2007.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92398-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92398-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objeto desenvolvimento do ensino de arte voltado para as artes aplicadas á indústria como forma de profissionalização feminina dentro da Escola Profissional Feminina de São Paulo. O estudo compreende as relações que se estabeleceram entre questões relativas à educação de gênero, da arte aplicada á indústria e os ofícios manuais, situando a experiência no cenário educacional brasileiro e conceituando o que significava a profissionalização feminina. Tomei como fundamentação sobre a questão da história do ensino de arte as idéias difundidas por Ana Mae no que se refere à revisão da história como subsídio das práticas e dos preconceitos pedagógicos ainda existentes no campo do ensino de arte. profissional.pt
dc.description.abstractThis paper discusses the relationship between art education and in the context of the São Paulo Professional School for Women, inaugurated in 1911. In order to understand significance of female professional traininh within the Bazilian educational scenario at the beginning of the XX century, it is necessary to discuss the relationships and values attributed to gendered education, arts as applied to industry manual crafts. The study, in agreement with the ideas of Ana Mae Barbosa, understands that a historical revision is the fundamental for understanding the origins of certain educational practives, of concepts and preconceptions present in art education today.en
dc.format.extent241 p. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectArte - Estudo e ensino - Brasilpt
dc.subjectArte - História - Brasilpt
dc.subjectMulheres - Trabalho - Brasilpt
dc.subjectFormação profissionalpt
dc.subjectArtes plásticaspt
dc.subjectFemale professional trainingen
dc.subjectApplied artsen
dc.titleProfissionalização feminina e ensino de arte: um diálogo com a Escola Profissional feminina de São Paulopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filebarreto_cm_me_ia.pdf-
dc.identifier.aleph000498126-
dc.identifier.capes33004013063P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.