Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92415
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gadotti, Marta Cilene [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Magrini, Luciano Aparecido | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:26:02Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:08:18Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:26:02Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:08:18Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-15 | - |
dc.identifier.citation | MAGRINI, Luciano Aparecido. Modelos matemáticos e aplicações ao ensino médio. 2013. 119 p. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, 2013. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/92415 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92415 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho apresentamos os fundamentos básicos da teoria das equações diferenciais ordinárias, instrumentos indispensáveis na modelagem matemática de problemas nas mais variadas áreas do conhecimento humano. Também discutimos alguns modelos clássicos na literatura e apresentamos critérios que asseguram a estabilidade das solu- ções de uma equação diferencial, assunto de grande interesse para todos que estudam este tema. Além disso, apresentamos duas propostas didáticas para os professores de matemática da educação básica que desejam incluir a modelagem em suas aulas como elemento motivador para um estudo signi cativo dos temas discutidos nos currículos do Ensino Médio | pt |
dc.description.abstract | We present the fundamentals of the theory of ordinary di erential equations, indispensable tools in mathematical modeling of problems in various areas of human knowledge. We also discuss some classic models in mathematical literature and present criteria to ensure the stability of the solutions of an equation di erentiates subject of great interest to all who study the subject. Furthermore, we present two proposals for the teaching of mathematics teachers of basic education who want to include modeling in their classes as motivator for motivating and meaningful study of the topics discussed in the curricula of secondary education | en |
dc.format.extent | 119 p. : il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Differential equations | pt |
dc.subject | Modelos matematicos | pt |
dc.subject | Equações diferenciais | pt |
dc.subject | Equações diferenciais ordinarias | pt |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt |
dc.title | Modelos matemáticos e aplicações ao ensino médio | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | magrini_la_me_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000721817 | - |
dc.identifier.capes | 31075010001P2 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.