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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92992
Título: 
O uso do jogo de empresa mercado virtual como apoio ao processo ensino-aprendizagem em instituições de ensino superior de Bauru e região
Autor(es): 
Zuccari, Patrícia
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Financiador: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Resumo: 
  • O mercado de trabalho tem aumentado a procura por profissionais dinâmicos e que possuem visão sistêmica empresarial, por outro lado, as instituições de ensino superior vêm se preocupado cada vez mais com a qualidade oferecida no seu processo ensino-aprendizagem, no intuito de suprir esta demanda. Os jogos de empresa têm sido uma ferramenta fundamental nesse processo, pois ele desenvolve no aluno habilidades necessárias a um gestor. O objetivo dessa investigação foi analisar o jogo de empresa Mercado Virtual como uma ferramenta que antecipa a necessidade do saber dos alunos. O estudo envolveu alunos de duas instituições de ensino superior da região de Bauru, através de uma pesquisa descritiva e exploratória. Ao final, foi possível identificar o jogo Mercado Virtual características que o transforma numa ferramenta proativa no processo de ensino-aprendizagem
  • The labor market has increased the demand for dynamic professionals who have a systemic view of business, on the other hand, institutions of higher education have increasingly been concerned with the quality offered in their teaching-learning process in order to meet this demand. The games business has been a key tool in this process as it develops in students the skills a manager. The goal of this research was to analyze the business game Mercado Virtual as a tool that anticipates the need to know the students. The study involved students from two institutions of higher education in the region of Bauru, through a descriptive and exploratory. In the end, it was possible to identify in business game Mercado Virtual becomes a proactive tool in the teaching-learning process
Data de publicação: 
11-Nov-2010
Citação: 
ZUCCARI, Patrícia. O uso do jogo de empresa mercado virtual como apoio ao processo ensino-aprendizagem em instituições de ensino superior de Bauru e região. 2010. 99 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2010.
Duração: 
99 f. : il., tabs.
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Jogos (Administração)
  • Ensino
  • Aprendizagem
  • Mercado virtual
  • Games business
  • Teaching-learning process
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/92992
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