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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93021
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dc.contributor.advisorRodrigues, José de Souza [UNESP]-
dc.contributor.advisorSalgado, Manoel Henrique [UNESP]-
dc.contributor.authorZambelo, Elisabete Aparecida-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:17Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:09:37Z-
dc.date.available2014-06-11T19:26:17Z-
dc.date.available2016-10-25T19:09:37Z-
dc.date.issued2011-02-28-
dc.identifier.citationZAMBELO, Elisabete Aparecida. O uso de jogos de empresas no ensino superior: um estudo sobre a prática docente. 2011. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/93021-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93021-
dc.description.abstractBuscar entender como a utilização dos jogos de empresas influenciam no processo de aprendizagem é fundamental para que o uso dos mesmos seja ampliado e mais frequente no ensino superior. Isto está diretamente relacionado ao professor/instrutor quando o mesmo opta por utilizar o jogo de empresas como um recurso didático pedagógico. O presente trabalho apresenta uma análise dos fatores relacionados ao professor/instrutor no processo de ensino aprendizagem mediado por jogos de empresas. A pesquisa é de natureza aplicada nas formas de abordagens quantitativa e qualitativa, com objetivo exploratório e procedimento técnico de pesquisa bibliográfica. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários on line com perguntas semi-abertas, fechadas e de múltipla escolha. Os dados foram submetidos a análise descritiva, pois foram obtidos junto a professores e coordenadores de cursos do ensino superior e evidenciaram certa resistência por parte dos professores em usar jogos de empresas como um recurso didático pedagógico. Como principais conclusões, pode-se destacar que o professor precisa levar em consideração alguns aspectos fundamentais para o sucesso dos jogos de empresas> estar motivado e disposto a enfrentar desafios que podem surgir; dispor de tempo para preparar-se para o uso do jogo de empresas; adequar e adaptar, da melhor forma possível a sua disciplina ao jogo; cercar-se do maior número possível de informações a respeito do uso de jogos; treinar, exercitar e familiarizar-se com o jogo, antes de utilizá-lo. É necessário despertar no professor/instutor o interesse em invetir tempo para o uso de jogos de empresas que proporcionam ao processo ensino/aprendizagem mais qualidade e treiná-los para explorar, adequadamente, os potenciais do jogopt
dc.description.abstractSeek to understand how the use of business games inluences the process of learning is fundamental to their use is extended and more frequent in higher education. This is directly related to the teacher/instructor when it chooses to use the business game as teaching resource teaching. This paper presents an analysis of factors related to teacher/instructor in the teaching and learning process mediated by games companies. The research is of applied nature in the forms of qualitative and quantitative approaches, aiming exploratory procedure and technical literature. The data collection instruments were two questionnaires with questions on-line semi-open, closed and multiple choice. Data were subjected to descriptive analysis, since they were obtained from teachers and coordinators of the courses of higher education and showed some resistance from teachers in using business games as a teaching resource teaching. The main conclusions can be noted that the teacher needs to consider some fundamental aspectos to the success of business games: be motivated and willing to face challenges that may arise; have time to prepare for the use of game enterprises, adapt and adjust, as best we can to discipline his game, sorround yourself with the widest possible range of information regarding the use of games, coaching, exercise and become familiar with the game before using it. It is necessary to awaken the professor/instructor interest in investing time to use of business games that provide the teaching/learning process more quality and train them to operate properly, the potential of the gameen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent149 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectJogos (Administração)pt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectProfessores universitarios - Avaliaçãopt
dc.subjectMaterial didaticopt
dc.subjectBusiness gamesen
dc.subjectTeaching and learning processen
dc.subjectEducational teaching resourcesen
dc.titleO uso de jogos de empresas no ensino superior: um estudo sobre a prática docentept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filezambelo_ea_me_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000647893-
dc.identifier.capes33004056086P6-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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