You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93130
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCamargo, Célia Reis [UNESP]-
dc.contributor.authorAndré, Richard Gonçalves-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:19Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:09:51Z-
dc.date.available2014-06-11T19:26:19Z-
dc.date.available2016-10-25T19:09:51Z-
dc.date.issued2006-03-09-
dc.identifier.citationANDRÉ, Richard Gonçalves. Entre o mito e a técnica: representações de natureza em fontes fotográficas (Londrina, 1934-1944). 2006. 193 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2006.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/93130-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93130-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é analisar as representações de natureza inscritas nas fotografias produzidas por José Juliani, durante o período de 1934 a 1944, em Londrina e regiões vizinhas. Pretendo demonstrar que suas produções, intimamente ligadas à Companhia de Terras Norte do Paraná, responsável por grande parte da colonização no norte do Paraná, carregam idéias acerca do mundo natural que, ligadas ao imaginário republicano do contexto, apontam para questões como a grandiosidade do ambiente, sua fertilidade, abundância, a presença de bons ares e, entre outros lugares-comuns, grandes rios (que remetem a representações paradisíacas, calcadas no mito), ao mesmo tempo que chamam a atenção para a necessidade de explorar esta natureza, derrubando árvores, promovendo queimadas, criando ferrovias e pontes, entre outros elementos - perspectiva técnica. Como abordagem, utiliza-se alguns elementos da história política conjugados às perspectivas culturais.pt
dc.description.abstractThe objective of this research is to analise the representations of nature in the photographs produced by José Juliani, at the period between 1934 and 1944, in Londrina and region. I pretend to show that yours productions, deeply connected with the Companhia de Terras Norte do Paraná, responsible for grand part of colonization of north of Paraná, carry ideas about a natural world - related with the republican imaginary of that context - that indicate questions like a great ambient, fertility, abundance, the presence of good airs and grand rivers - related with paradisiacal representations, based in myth -, at same time that call the attention for the necessity of to explore this nature, promoting deforestation, forest fires, creating railroads and bridges, between other elements - technique perspective. Like boarding, I utilize some elements of politic history conjugated with the cultural perspectives.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent193 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectFotografia da naturezapt
dc.subjectHistória socialpt
dc.subjectLondrina (PR)pt
dc.subjectNatureen
dc.subjectPhotographen
dc.subjectRepresentationen
dc.titleEntre o mito e a técnica: representações de natureza em fontes fotográficas (Londrina, 1934-1944)pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileandre_rg_me_assis.pdf-
dc.identifier.aleph000455193-
dc.identifier.capes33004048018P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.