Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93174
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Chaloba, Rosa de Fátima Souza [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Reginaldo Anselmo | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:26:20Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:09:56Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:26:20Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:09:56Z | - |
dc.date.issued | 2010-09-29 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Reginaldo Anselmo. Grupo escolar Comendador Pedro Morganti: estudo histórico sobre a cultura escolar de uma escola primária do meio rural - 1942/1988. 2010. 95 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/93174 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93174 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho reconstrói aspectos da cultura escolar de uma escola primária rural. Para isso, realizamos a análise de fontes documentais referentes a instituição. Os 217 documentos catalogados e analisados pelo pesquisador se apresentaram como importante fonte de indícios para uma caracterização geral da instituição, que foi feita por meio das informações retiradas dos livros de matrícula e ponto pessoal e por uma análise mais detalhada dos livros de atas das reuniões pedagógicas que permitiram que se visualizasse os aspectos da cultura escolar. Há no trabalho um histórico que contextualiza e caracteriza a sociedade rural em que o Grupo Escolar Comendador Pedro Morganti estava inserido, e uma reflexão historiográfica que reflete sobre a continuidade das experiências dos sujeitos escolares ao longo do tempo, como aspectos constituintes da cultura escolar | pt |
dc.description.abstract | This work reconstructs aspects of school culture in a rural primary school. For this, we performed the analysis of documentary sources relating to the institution. The 217 documents cataloged and analyzed by the researcher is presented as an important source of evidence for a general characterization of the institution, which was made through the information taken from books and personal point of registration and a more detailed analysis of the books of minutes of meetings pedagogical that enabled them to visualize aspects of school culture. There is a historical work that contextualizes and characterizes the rural society in which the School Group Commander Pedro Morganti was inserted, and an historical analysis that reflects on the continuity of the educational experiences of individuals over time, as essential elements of school culture | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 95 f. : il., tabs. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Experiencia | pt |
dc.subject | Estudo histórico | pt |
dc.subject | Cultura escolar | pt |
dc.subject | História da escola primária | pt |
dc.subject | Ensino rural | pt |
dc.subject | Fontes documentais | pt |
dc.subject | Study historic | en |
dc.subject | Cultural school | en |
dc.subject | History of the primary school | en |
dc.subject | Rural education | en |
dc.subject | Documentary sources | en |
dc.subject | Experience | en |
dc.title | Grupo escolar Comendador Pedro Morganti: estudo histórico sobre a cultura escolar de uma escola primária do meio rural - 1942/1988 | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | teixeira_ra_me_arafcl.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000631101 | - |
dc.identifier.capes | 33004030079P2 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.