Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93188
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Malatian, Teresa Maria [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Chinali, Ana Luisa Giacometti | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:26:20Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:09:58Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:26:20Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:09:58Z | - |
dc.date.issued | 2010-03-03 | - |
dc.identifier.citation | CHINALI, Ana Luisa Giacometti. Uma hora em comunhão com a Pátria: o canto orfeônico na atuação pedagógica da Professora Lúcia Gissi Ceraso na escola pública de Franca de 1950 a 1971. 2010. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2010. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/93188 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93188 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como proposta estudar o canto orfeônico, que foi uma pedagogia musical desenvolvida no Brasil durante os anos 1930. O canto orfeônico foi uma disciplina curricular das escolas públicas brasileiras e buscava “civilizar” os costumes, favorecer a construção de uma identidade nacional, desenvolver a sensibilidade estética e o gosto musical dos educandos associados a padrões de música ocidental, moderna e erudita, ao mesmo tempo em que resgatava elementos das memórias coletivas dos brasileiros, buscando nas tradições populares a semente da brasilidade. Estas relações serão estudadas a partir da prática pedagógica efetuada na sala de aula entre 1950 e 1971. Para tanto, serão utilizadas fontes escritas da época e orais de ex-alunos da professora Lúcia Gissi Ceraso, que lecionou canto orfeônico na cidade de Franca de 1950 a 1971 | pt |
dc.description.abstract | This research has as a proposal to study the orpheonic singing, that was the musical pedagogy developed in Brazil during the 1930´s. The orpheonic singing was a curricular matter of the brazilian public schools and hoped to “civilized” the costumes, in favor of a national identity, develop the static sensibility and the taste for music of the students associated to patterns of western music, modern and erudite, at the same time that recaptured elements of the collective memories of the Brazilians, searching on popular traditions the seeds of Brazil. These relations are study on pedagogic practice in the classroom between 1950 and 1971. Therefore, are used written sources of the time and oral of former students of the teacher Lúcia Gissi Ceraso, that taught the orpheonic singing at the city of Franca from 1950 to 1971 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 127 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Música - Franca (SP) | pt |
dc.subject | Cultura politica | pt |
dc.subject | Canto orfeonico | pt |
dc.subject | Musica - Instrução e estudo | pt |
dc.subject | Educação escolar | pt |
dc.subject | Orpheonic singing | en |
dc.subject | Scholar education | en |
dc.subject | Political culture | en |
dc.title | Uma hora em comunhão com a Pátria: o canto orfeônico na atuação pedagógica da Professora Lúcia Gissi Ceraso na escola pública de Franca de 1950 a 1971 | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | chinali_alg_me_fran.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000614994 | - |
dc.identifier.capes | 33004072013P0 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.