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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93265
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dc.contributor.advisorGarcia, Tania da Costa [UNESP]-
dc.contributor.authorSberni Júnior, Cleber-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:22Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:10:08Z-
dc.date.available2014-06-11T19:26:22Z-
dc.date.available2016-10-25T19:10:08Z-
dc.date.issued2008-03-06-
dc.identifier.citationSBERNI JÚNIOR, Cleber. O álbum na indústria fonográfica: contracultura e o Clube da Esquina em 1972. 2008. 95 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/93265-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93265-
dc.description.abstractO presente trabalho foi desenvolvido a partir dos questionamentos desdobrados do Álbum duplo Clube da Esquina de 1972, de Milton Nascimento e Lô Borges, que apresenta um forte caráter conceitual enquanto obra. E para entender os rumos da produção musical, privilegiamos o caminho que as técnicas de gravação e reprodução musical impuseram aos intérpretes e performers. Assim, procuramos abordar na idéia de Álbum a constituição de um conceito de obra, desdobrando-se em como foi a recepção dessa idéia de álbum no Brasil, adequando-se à dinâmica do formato e sua relação com o gênero e mercado fonográfico. A partir da década de 1970, podemos observar, nessas obras, inerentes possibilidades de diálogos e trocas culturais, que reproduziam de maneira particular os diálogos e a difusão de mensagens dos movimentos ligados à contracultura, disseminados transnacionalmente. O trabalho vislumbra os mecanismos de incorporação dessas diversas temáticas nas obras que se cruzam e estabelecem diálogos em suas canções no Brasil, a fim de perceber em que medida existe a incorporação desse aparato conceitual nas produções musicaispt
dc.description.abstractThis paper was developed through questions deployed from the Corner Club 1972 Album and it consists a strong conceptual issue while work produced by Milton Nascimento and Lô Borges. To understand paths towards music production we emphasized the way which recording techniques and music reproduction were imposed to interpreters and performers. In this way, we focused to address the Album idea in the grouping elements of a concept of a work of such nature, considering how this idea was interpreted in Brazil adjusted by the dynamic of shape and its relation with the audio business. From 1970’s, we can recognize many possibilities of dialogues and cultural interchanges in these works that particularly reproduced dialogues and dissemination of messages from counter culture movements transnational known. Furthermore, it is relevant to see these joining mechanisms from different perspectives of works that cross themselves and establish dialogues in the Brazilian songs, in purpose to realize to what extent this joining conceptual perspective does exist in music productionsen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent95 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectNascimento, Milton - Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectFonografia - História - Brasilpt
dc.subjectMúsica popular - Brasilpt
dc.subjectContracultura - Música - 1970pt
dc.subjectIndústria fonográfica – História – Brasilpt
dc.subjectClube da Esquina – Milton Nascimento e Lô Borges – Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectMúsica popular brasileira – Contraculturapt
dc.titleO álbum na indústria fonográfica: contracultura e o Clube da Esquina em 1972pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesbernijunior_c_me_fran.pdf-
dc.identifier.aleph000561813-
dc.identifier.capes33004072013P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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