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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93276
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dc.contributor.advisorKolleritz, Fernando [UNESP]-
dc.contributor.authorAndrade, Ana Paula-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:22Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:10:10Z-
dc.date.available2014-06-11T19:26:22Z-
dc.date.available2016-10-25T19:10:10Z-
dc.date.issued2007-03-14-
dc.identifier.citationANDRADE, Ana Paula. De Vidas Secas à Memórias do Cárcere: um percurso de Nelson Pereira dos Santos. 2007. 186 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2007.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/93276-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93276-
dc.description.abstractCineasta engajado, Nelson Pereira dos Santos marca a história do cinema nacional como um participante ativo de uma série de movimentos cinematográficos e como um dos mais importantes cineastas do Brasil. Diretor de uma extensa lista de longas e curtas-metragens, o ex-militante do PCB retomou, em dois momentos distintos e significativos de sua carreira, duas obras do já consagrado e reconhecido escritor alagoano Graciliano Ramos: Vidas Secas, de 1938, e Memórias do Cárcere, de 1953. O trabalho ora proposto debruçar-se-á sobre os dois filmes desse importante diretor, considerando como ponto de partida e prisma analítico comuns o caráter de denúncia social e política indicado inicialmente nos livros escritos por Ramos e retomado, por Santos, algumas décadas depois. Objetivamos compreender as modificações de concepção cinematográfica, apresentadas em Vidas Secas (1963) e em Memórias do Cárcere (1984), que entendemos estarem relacionadas às mudanças sociais, econômicas e políticas do país, bem como as transformações pessoais de Nelson Pereira ao longo dos 20 anos entre as duas películaspt
dc.description.abstractThe committed director Nelson Pereira dos Santos marks the history of the national movies as an active participant of a series of cinematographic movements and as one of the most important directors of Brazil. Director of an extensive list of long and short-metragem. The ex-militant of PCB took it back in two significant and distinct moments of his career two works already consecrated and recognized from the writer Graciliano Ramos: Vidas Secas, of 1938, and Memórias do Cárcere, of 1953. The work now proposed will bend over about the two film from that important director, considering as the starting point and common analytic prism the character of social and politic denunciation indicated initially in the books written by Ramos and returned by Santos some decades afterwards, we are going to understand the modifications on cinematographic conception, presented in Vidas Secas (1963) and Memórias do Cárcere (1984) which is understood will be related to the economic and social country changes as well as the Nelson Pereira personal changes during the 20 years between the two filmsen
dc.format.extent186 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectRamos, Graciliano Ramos - Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectSantos, Nelson Pereira dos - Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectCinema - História - Brasilpt
dc.subjectCinemapt
dc.titleDe Vidas Secas à Memórias do Cárcere: um percurso de Nelson Pereira dos Santospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileandrade_ap_me_fran.pdf-
dc.identifier.aleph000561913-
dc.identifier.capes33004072013P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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