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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93332
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dc.contributor.advisorCardoso Júnior, Helio Rebello [UNESP]-
dc.contributor.authorBueno, Rodrigo Poreli Moura-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:35Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:10:17Z-
dc.date.available2014-06-11T19:26:35Z-
dc.date.available2016-10-25T19:10:17Z-
dc.date.issued2010-02-18-
dc.identifier.citationBUENO, Rodrigo Poreli Moura. Tempo e devir em convulsão: dimensões da história no cinema de Glauber Rocha (1964-1969). 2010. 124 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/93332-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93332-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é discutir algumas noções de história e elementos culturais, políticos e estéticos que se articulam na obra cinematográfica de Glauber Rocha (1939-1981), tendo como principais bases teóricas as contribuições de autores como Ismail Xavier e Gilles Deleuze. Os filmes analisados aqui serão Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), Terra em Transe (1967) e O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (1969). Apesar das peculiaridades de cada um, podemos perceber que, neles existe a afirmação de uma historicidade na qual se articulam eventos de natureza econômica, política, cultural, devido ao caráter específico do tempo histórico. Para Deleuze, o cinema de Glauber Rocha se liga à idéia de transe. Entende-se que esse elemento se relaciona com a temporalidade histórica dos filmes, constituindo um estado no qual o tempo cronológico perde sua lógica e sua concretude. Além do mais, o transe subverte as dicotomias estáveis entre o privado e o público, a realidade e a ficção. Neste sentido, são elaborados discursos e signos fílmicos, aptos a dialogar com o contexto sócio-cultural brasileiro, apontando para suas ambigüidades, incertezas e tensõespt
dc.description.abstractThe aim of this research is to discuss some notions of history and cultural, politics, and aesthetic elements that articulate in Glauber Rocha’s cinematographic work, having as main theoretical bases the contributions of authors as Ismail Xavier and Gilles Deleuze. The films analyzed here will be “Black God, White Devil” (1964), “Entranced Earth” (1967); e Antonio das Mortes (1969). In spite of the peculiarities of each one, we can perceive that there is the affirmation of a historicity in which they express economic, politics, cultural events, due to specific aspect of the historical time. According to Deleuze, Glauber Rocha’s cinema connects to the idea of trance. It understands that this element is related to the historical temporality of the films, constituting a state in which the chronological time loses its logic and its solidity. Furthermore, the trance subverts the steady dichotomies between the private and the public, the reality and the fiction. Thus, film speeches and signs are elaborated to dialogue with the Brazilian sociocultural background, pointing to its ambiguities, uncertainties and tensionsen
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent124 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectRocha, Glauber, 1939-1981pt
dc.subjectHistória socialpt
dc.subjectCinema novopt
dc.subjectCinemaen
dc.subjectBrazilian Cultureen
dc.subjectTheory of Historyen
dc.subjectGlauber Rochaen
dc.titleTempo e devir em convulsão: dimensões da história no cinema de Glauber Rocha (1964-1969)pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filebueno_rpm_me_assis.pdf-
dc.identifier.aleph000630953-
dc.identifier.capes33004048018P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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