You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93407
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLuca, Tania Regina de [UNESP]-
dc.contributor.authorGarcia, Sheila do Nascimento-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:38Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:10:27Z-
dc.date.available2014-06-11T19:26:38Z-
dc.date.available2016-10-25T19:10:27Z-
dc.date.issued2005-08-25-
dc.identifier.citationGARCIA, Sheila do Nascimento. Revista Careta: um estudo sobre humor visual no Estado Novo (1937-1945). 2005. 239 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2005.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/93407-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93407-
dc.description.abstractDurante o período correspondente ao Estado Novo (1937 a 1945) uma série de aparatos institucionais de controle e repressão - já esboçados desde o início da década de trinta - foram aperfeiçoados, sendo a imprensa um dos principais alvos do novo regime. Ao reconhecer o caráter pedagógico das imagens de humor, bem como suas potencialidades para veiculação de posicionamentos críticos, o discurso oficial chegou a decretar a morte da caricatura política no período, sob a justificativa de identificação plena entre as propostas estatais e os anseios da população. Em meio ao cerco estabelecido à produção humorística brasileira, a revista carioca Careta representou a sobrevivência da verve crítica na imprensa, pois retratava diversas cenas da vida política e social por meio de boa dose de irreverência e criatividade. Discutir as estratégias adotadas pelo semanário para burlar as proibições impostas, assim como compreender quais leituras sobre o período foram engendradas pelas charges - rastreando as principais temáticas abordadas e sua respectiva forma de representação na revista - são as principais questões abordadas na presente dissertação.pt
dc.description.abstractDuring the Estado Novo period (1937 to 1945) an institutional apparatuses of control and repression - already sketched since the beginning of the decade of 1930- was improved, and the press remained as one of the main targets of the new political system. Recognizing the pedagogical character of the humor images, as well as their potentialities for dissemination of critical positions, the official speech came to decree the death of the political caricature, based on the justification of complete identification between the state proposals and the longings of the population. Amid the established surrounding to the Brazilian humorous production, the magazine Careta, from Rio de Janeiro, represented the survival of the criticism in the press, portraying several scenes of the political and social life through a considerable dose of irreverence and creativity. To discuss the strategies adopted by the weekly publication to outwit the imposed prohibitions, as well as to understand which readings on the period were originated by the political cartoons - tracking the main approached themes and their respective layout in the magazine - are the main subjects tackled in these dissertation.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extent239 f. : il.color.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectImprensapt
dc.subjectHumorismopt
dc.subjectBrasil Historia Estado Novo 1937-1945pt
dc.subjectPressen
dc.subjectMagazineen
dc.subjectVisual humoren
dc.subjectPolitical cartoonen
dc.titleRevista Careta: um estudo sobre humor visual no Estado Novo (1937-1945)pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filegarcia_sn_me_assis.pdf-
dc.identifier.orcid0000-0002-8942-5237-
dc.identifier.aleph000331918-
dc.identifier.capes33004048018P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.