You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93422
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Zélia Lopes da [UNESP]-
dc.contributor.authorPorto, Carla Lisboa-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:38Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:10:28Z-
dc.date.available2014-06-11T19:26:38Z-
dc.date.available2016-10-25T19:10:28Z-
dc.date.issued2008-02-28-
dc.identifier.citationPORTO, Carla Lisboa. A mulher malandra e a popular nas percepções de Ismael Silva e do jornal Correio da manhã (1930 – 1935). 2008. 135 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/93422-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93422-
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta os elementos de representação de personagens femininos nos sambas de Ismael Silva, um dos compositores mais importantes da década de 1930. Em seus sambas, a malandragem, a liberdade e, sobretudo, as mulheres são temas recorrentes. As mulheres particularmente, sempre aparecem como a causa de seus problemas, ou como alguém que não é digna de confiança, além de volúvel, perdulária, infiel e “da orgia” (vida boêmia). Nesta pesquisa, pretende-se verificar, por meio das personagens femininas do compositor e das notícias publicadas nas páginas policiais do jornal Correio da Manhã, durante do período de 1930 a 1935, como as mulheres eram representadas e quais valores e práticas estão por trás dessa representação.pt
dc.description.abstractThis dissertation investigates the elements of representation of female characters in the Ismael Silva’s sambas, one of the most important popular composers in the 1930´s. The roguery way of life, the freedom and, overall, women are often in his sambas. Particularly women, appear like the reason of his problems or like someone who is not trustful, also voluble, wasteful and disloyal, which is part of a bohemian way of life. In this research we intend to verify, through the composer’s female characters and in the notes published in the pages of police occurrences in the periodic Correio da Manhã, since 1930 until 1935, how the women were represented and what values are behind this representation.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent135 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectSambapt
dc.subjectMulheres - Canções e músicapt
dc.subjectRio de Janeiro, capital city -1930 – 1935en
dc.subjectBrazil - Popular musicen
dc.titleA mulher malandra e a popular nas percepções de Ismael Silva e do jornal Correio da manhã (1930 – 1935)pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileporto_cl_me_assis.pdf-
dc.identifier.aleph000551233-
dc.identifier.capes33004048018P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.