You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93706
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerneda, Edberto [UNESP]-
dc.contributor.authorPinheiro, Cintia Braga Ferreira-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:45Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:11:06Z-
dc.date.available2014-06-11T19:26:45Z-
dc.date.available2016-10-25T19:11:06Z-
dc.date.issued2008-02-25-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Cintia Braga Ferreira. A construção do conhecimento científico: a web semântica como objeto de estudo. 2008. 63 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/93706-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93706-
dc.description.abstractScience is a critical and dynamic social activity whose objective is the knowledge production on different aspects of the nature. An important concept for the development of this work is of scholarly community characterized by the practical one of a specialty, for a common theoretical formation, the abundant circulation of information in the interior of the group. This study it has for objective to characterize the Brazilian research in Semantic Web, considered a subject in the border of research of two matrices discipline matrices the Computer Science and the Information Science. It was opted to a scientometrics study, having as source of the data the Curriculum Lattes of doctors. The integration between scholarly communities formed in matrices of different disciplines finds a favorable environment in the scientific boundaries that demarcate the discipline matrices Observing that researching community on Semantic Web in Brazil, composed for researchers of diverse matrices as Linguistics, Information Science and Computer Science.en
dc.description.abstractA Sociologia da Ciência ou os Estudos Sociais da Ciência têm procurado analisar a estrutura das disciplinas científicas em relação às suas práticas sociais, procurando oferecer novas perspectivas sobre a construção do saber e o desenvolvimento científico e tecnológico. Um conceito importante para o desenvolvimento deste trabalho é o de comunidade científica caracterizada pela prática de uma especialidade, por uma formação teórica comum, pela circulação abundante de informação no interior do grupo. Este estudo tem por objetivo caracterizar a pesquisa brasileira em Web Semântica, considerado um tema na fronteira de pesquisa de duas matrizes disciplinares: a Ciência da Computação e a Ciência da Informação. Optou-se por um estudo cienciométrico, tendo como fonte para coleta dos dados o Curriculum Lattes de pesquisadores doutores e nas dissertações e teses defendidas sobre Web Semântica e suas tecnologias. A integração entre comunidades científicas formadas em matrizes disciplinares diferentes encontra um ambiente favorável nos espaços de fronteira que demarcam as matrizes disciplinares. Comprova-se isso ao observar-se a comunidade pesquisadora sobre Web Semântica no Brasil, composta por pesquisadores de diversas matrizes como a Lingüística, a Ciência da Informação e a Ciência da Computação.pt
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.format.extent63 f. : il. color.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectCiência da informaçãopt
dc.subjectWeb semânticapt
dc.subjectCiência da computaçãopt
dc.subjectProdução científica - Brasilpt
dc.subjectSemantic Weben
dc.subjectScientometricsen
dc.subjectScientific Communityen
dc.titleA construção do conhecimento científico: a web semântica como objeto de estudopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filepinheiro_cbf_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000550738-
dc.identifier.capes33004110043P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.