You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93870
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDel Re, Alessandra [UNESP]-
dc.contributor.authorCury, Patricia de Cuzzo-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:48Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:11:27Z-
dc.date.available2014-06-11T19:26:48Z-
dc.date.available2016-10-25T19:11:27Z-
dc.date.issued2011-07-22-
dc.identifier.citationCURY, Patricia de Cuzzo. Linguagem dirigida à criança pequena: a argumentação em foco. 2011. 182 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/93870-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93870-
dc.description.abstractDevant les différentes possibilités d'études en acquisition du langage (ils peuvent se consacrer dans la langue maternelle, langue étrangère, le bilinguisme, l'écriture, les troubles de langage) et des approches théoriques, élus parmi les questions que le chercheur se met devant l'objet (discours de l'enfant), notre objectif est de collaborer avec ces études en acquisition du langage, en se concentrant sur le rôle du langage des parents adressé aux enfants dans les interactions dialogiques présents dans le contexte naturel de la vie quotidienne. Ainsi, nous avons l'intention de vérifier dans quelle mesure l'argument des parents peut aider un enfant, agé de 20 à 33 mois ( dans ce travail identifié par A.) dans le processus d'acquisition du langage, dans une perspective discursive et dialogique, basée sur les idées de Bakhtine (1976; 1988; 2003). Pour les questions liées à l'acquisition du langage et à l'importance de l'interaction sociale, nous cherchons à lier les idées d'auteurs tels que Vygotsky (1979; 1984), François (1989; 1990; 2006) et Bruner (1991; 1997; 2004). Pour répondre aux questions argumentatives, nous nous appuyons sur quelques réflexions offertes par Selma Leitão (2000; 2001; 2007a; 2007b; 2008). Nous cherchons, à partir de ce cadre théorique, de déterminer dans quelle mesure les arguments des parents adressés à l'enfant peuvent l‟aider dans le processus d'acquisition du langage-
dc.description.abstractConsiderando as diferentes possibilidades de estudos em Aquisição da Linguagem (podem dedicar-se à língua materna, língua estrangeira, bilinguismo, língua escrita, desvios de linguagem etc.) e as abordagens teóricas, eleitas a partir das questões que o pesquisador se coloca frente ao objeto (fala da criança), nosso objetivo é colaborar com os estudos em aquisição de língua materna, focalizando o papel da linguagem dos pais dirigida à criança nas interações dialógicas presentes no contexto natural do cotidiano. Com isso, pretendemos verificar em que medida a argumentação dos pais pode ajudar uma criança, dos seus 20 aos 33 meses de idade, neste trabalho identificada por A., no seu processo de aquisição da linguagem, em uma perspectiva discursiva e dialógica, baseadas nas ideias de Bakhtin(1976; 1988; 2003). Quanto às questões relacionadas à aquisição da Linguagem e à importância da interação social, buscamos relacionar as ideias de autores como Vygotsky (1979; 1998), François (1989; 1990,2006) e Bruner (1991,1997,2004). Para tratar das questões argumentativas, nos baseamos em algumas reflexões propostas por Selma Leitão (2000; 2001; 2007a; 2007b; 2008). Buscamos, a partir deste quadro teórico, verificar em que medida a argumentação dos pais dirigida à criança pode ajudar no processo de aquisição de linguagempt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent182 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectAquisição de linguagempt
dc.subjectArgumentaçãopt
dc.subjectLinguagem dirigida à criançapt
dc.subjectAcquisition du langageen
dc.subjectLangage adressé aux enfantsen
dc.subjectArgumentationen
dc.titleLinguagem dirigida à criança pequena: a argumentação em focopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecury_pc_me_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000680175-
dc.identifier.capes33004030009P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.