You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93891
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAranha, Solange [UNESP]-
dc.contributor.authorSilva, Jaqueline Moraes da-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:49Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:11:30Z-
dc.date.available2014-06-11T19:26:49Z-
dc.date.available2016-10-25T19:11:30Z-
dc.date.issued2012-08-08-
dc.identifier.citationSILVA, Jaqueline Moraes da. O projeto Teletandem Brasil: as relações entre comunidades virtuais, as comunidades discursivas e as comunidades de prática. 2012. 151 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/93891-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93891-
dc.description.abstractEste trabalho se situa em meio ao contexto do Projeto Teletandem Brasil, considerando as modalidades de teletandem independente e teletandem institucional/integrado, o qual proporciona a aprendizagem colaborativa mediada pelo computador, em que pares interagentes de diferentes países aprendem uma língua estrangeira e auxiliam o parceiro na aprendizagem da língua materna (ou língua de proficiência). As interações de teletandem propiciam um ambiente diversificado e multifacetado de troca de informação e construção do conhecimento compartilhado por um grupo de indivíduos, desse modo, objetiva-se verificar se os participantes dessas interações apresentam características peculiares que permitam a formação de um novo conceito de comunidade. Para a construção deste novo conceito foram utilizados como referencial teórico os conceitos de comunidade virtual (PIERRE LÈVY, 1996; 1999), comunidade discursiva (SWALES, 1990; 1992) e comunidade de prática (WENGER, 1998). A fundamentação teórica, além dos conceitos mencionados, se sustenta na abordagem sobre a modalidade in-tandem e o Projeto Teletandem Brasil, e na concepção de gênero sob a perspectiva sócio-retórica, haja vista que uma primeira caracterização de comunidade será fundamental para os trabalhos em teletandem que investigam os gêneros textuais que ocorrem neste contexto colaborativo de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, de natureza etnográfica. Os dados utilizados nesta pesquisa foram gerados por meio das respostas de um questionário semiaberto, por meio de uma entrevista semiestruturada, utilizada como uma pequena amostra, e por meio de dados de um questionário aberto aplicado via e-mail pela Profª. Dra Solange Aranha em uma universidade norte-americana. A interpretação dos dados...pt
dc.description.abstractThis study is situated in the context of the Teletandem Brazil Project, considering the modalities of institutional teletandem teletandem independent / integrated, which provides computer-mediated collaborative learning, in which pairs from different countries can interact learning a foreign language and help the partner in learning the language (or language proficiency). The interactions of teletandem provide a diverse and multifaceted environment of information exchange and knowledge building shared by a group of individuals, thus the objective of this study is to investigate if the participants of the interactions of teletandem have characteristics unique that allow the formation of a new concept of community. For the construction of this new concept were used as theoretical support the concepts of virtual community (Pierre Levy, 1996, 1999), discourse community (Swales, 1990, 1992) and community of practice (Wenger, 1998). The theoretical basis, in addition to the concepts mentioned, is based on the in-tandem modality and in the Project Teletandem Brazil, and the concept of genre based on the socio-rhetorical conception, considering that a first characterization community will be essential to studies in teletandem that are investigating the kinds of genres that occur in the context of this collaborative learning. This is a qualitative and quantitative research, with ethnographic basis. The data used in this study were generated through answers from a semi-open questionnaire, through a semi structured interview, used as a sample, and through an open questionnaire applied by e-mail in an American university. The interpretation of the data reveals that the group, participants of this research, presents characteristics that become possible the formation of a new concept of community. Besides, through... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent151 f. : il. color.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectTeletandem interactionsen
dc.subjectLingüística aplicadapt
dc.subjectEnsino à distânciapt
dc.subjectLínguas - Estudo e ensinopt
dc.subjectProfessores de línguas - Formaçãopt
dc.subjectTecnologia educacionalpt
dc.subjectInovações educacionaispt
dc.titleO projeto Teletandem Brasil: as relações entre comunidades virtuais, as comunidades discursivas e as comunidades de práticapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesilva_jm_me_sjrp.pdf-
dc.identifier.aleph000696845-
dc.identifier.capes33004153069P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.