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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93911
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dc.contributor.advisorBenedetti, Ana Mariza [UNESP]-
dc.contributor.authorSouza, Marcela Ortiz Pagoto de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:49Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:11:32Z-
dc.date.available2014-06-11T19:26:49Z-
dc.date.available2016-10-25T19:11:32Z-
dc.date.issued2007-07-30-
dc.identifier.citationSOUZA, Marcela Ortiz Pagoto de. O ensino da gramática da língua inglesa em um contexto de escola pública: crenças, abordagens e motivação. 2007. 244 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2007.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/93911-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93911-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo observar a concepção de ensino da gramática de uma professora de LI e de seus alunos em um contexto de ensino fundamental de escola pública bem como analisar como as crenças dos participantes com relação à gramática (BARCELOS, 1995, 2001, 2006; NUNAN, 1998, 1999; LARSEN-FREEMAN, 1993, 1997) interferiam em suas ações em sala de aula, ou seja, na abordagem de ensinar da professora e de aprender dos alunos (ALMEIDA FILHO, 1993, 2005) e suas influências na motivação (DÖRNYEI, 2001) para a aprendizagem da língua. Este estudo foi realizado em duas fases: a primeira, vinculada a um projeto de formação reflexiva de professores de língua inglesa em serviço, apresenta características de pesquisa-ação colaborativa e a segunda, realizada ao término das atividades de tal projeto, apresenta características de natureza etnográfica. Os instrumentos e procedimentos de coleta de dados utilizados no desenvolvimento desta pesquisa foram: questionários, entrevistas semi-estruturadas gravadas em áudio, observação e gravação das aulas em vídeo, diários da pesquisadora, sessões de visionamento, logs, gravação em áudio das reuniões do grupo de formação de professores ao qual o presente trabalho está vinculado, bem como os diários desta pesquisadora sobre estas reuniões. Os dados revelaram alguns encontros entre as crenças da professora e de seus alunos, porém detectou-se um desencontro entre a abordagem da professora e o gosto pela gramática em uma das turmas analisadas, na qual observou-se uma menor motivação. O trabalho de formação continuada implicou reforço de algumas crenças e mudanças pouco significativas na prática de ensino da docente participante.pt
dc.description.abstractThe present study aimed at observing a teacherþs and her studentsþ concepts of grammar teaching in an elementary public school, as well as analyzing how such beliefs (BARCELOS, 1995, 2001, 2006; NUNAN, 1998, 1999; LARSEN-FREEMAN, 1993, 1997) interfered with their actions in the classroom, i.e., with the teacherþs teaching approach and the studentsþ culture of learning (ALMEIDA FILHO, 1993, 2005), and influenced the motivation for language learning (DÖRNYEI, 2001). It was developed in two stages: the first one is linked to a reflective development project for in-service English teachers and presents characteristics of colaborative action-research. The second one, developed after the ending of the project, presents ethnographic bases characteristics. The instruments and procedures for data collection were: questionnaires, audio recorded semi-structured interviews, observation and video recording of classes, researcherþs diaries, viewing sessions, logs, audio recording of the teacher development group meetings (to which this study is linked), and the researcherþs diaries on those meetings. Data have shown some correspondence between the teacherþs and her studentsþ beliefs. However, less motivation was observed in one of the groups, where there was some conflict between the teacherþs approach and the studentsþ beliefs about grammar. The teacherþs continuing development work suggested the reinforcement of some of her beliefs and some minor changes in her practice.en
dc.format.extent244 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectBeliefsen
dc.subjectGrammaren
dc.subjectTeaching and learning approachesen
dc.subjectMotivationen
dc.subjectPublic schoolen
dc.subjectLingüística aplicadapt
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt
dc.subjectMotivação na educaçãopt
dc.subjectEscolas públicas - Ensino de línguaspt
dc.subjectAbordagens de ensinopt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectFormação continuada de professorespt
dc.titleO ensino da gramática da língua inglesa em um contexto de escola pública: crenças, abordagens e motivaçãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesouza_mop_me_sjrp.pdf-
dc.identifier.aleph000505012-
dc.identifier.capes33004153069P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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