Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93927
Título: 
A autonomia no processo de ensino-aprendizagem para a formação de professores de língua estrangeira: espanhol
Autor(es): 
Quiroga, Valeria Veronica
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Financiador: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Resumo: 
  • Esta pesquisa tem como objetivo verificar se o estudo autônomo é desenvolvido e como isso se realiza pelos estudantes de Espanhol como Língua Estrangeira, num curso que visa a formação de professores. A possibilidade desta pesquisa surgiu a partir de algumas inquietações relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de línguas estrageiras. Tal tipo de investigação foi possível através de leituras acerca da Pesquisa Heurística, que proporciona o auto-conhecimento do pesquisador e as implicações de suas características pessoais com o objeto investigado, conforme ensina Moustakas (1990). Utilizo, também, nesta pesquisa, a metodologia qualitativa. Os dados coletados estão a cargo de observações da sala de aula, respostas a questionários específicos e entrevistas áudio-gravadas. Todos estes dados convergem para uma análise interpretativista, com as intervenções necessárias para modificar certas situações, quando necessário. Este é o modelo indicado pela pesquisa-ação, pontuada por Thiollent (2003)...
  • The purpose of this research is to investigate whether students enrolled in a University Spanish Language and Literature Teacher Education Course engage themselves in self-study activities and, in positive case, how and in what extent they do it. The inicial adea for this work was raised in answer to my concern about foreign language learning and teaching questions and processes. The development of the investigation is related to Heuristic survey which brings the possibility of including the researcher's personal history as part of the study, as pointed out of Moustaka's (1990). The metodology is grounded on a qualitative approach. Data were gathered through classroom observation, questionaries and audio-recorded interviews, on an action-research basis (THIOLLENT, 2003)... (Complete abstract click electronic access below)
Data de publicação: 
2004
Citação: 
QUIROGA, Valeria Veronica. A autonomia no processo de ensino-aprendizagem para a formação de professores de língua estrangeira: espanhol. 2004. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2004.
Duração: 
170 f. : il.
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Lingua espanhola - Formação de professores
  • Foreign language teacher education
  • Spanish as a foreign language
  • Self-study
  • Teacher's and student's roles
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/93927
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.