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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93932
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dc.contributor.advisorMassini-Cagliari, Gladis [UNESP]-
dc.contributor.authorGementi, Mariana Moretto-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:49Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:11:35Z-
dc.date.available2014-06-11T19:26:49Z-
dc.date.available2016-10-25T19:11:35Z-
dc.date.issued2013-07-29-
dc.identifier.citationGEMENTI, Mariana Moretto. Estudo das sibilantes nas cantigas de Santa Maria. 2013. 145 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/93932-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93932-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo fazer o mapeamento das consoantes fricativas sibilantes nas Cantigas de Santa Maria (CSM). Foram focalizados os grafemas fricativos: <s>, <z>, <x>, <c>, <ç>, <sc> e <ss>. A análise das consoantes fricativas sibilantes nas CSM partiu da consideração das possibilidades de representação e de variação gráfica para essas consoantes, através da comparação entre os manuscritos originais das cantigas do corpus. Em primeiro lugar, foi feito um mapeamento das ocorrências das consoantes fricativas sibilantes do corpus, levando-se em consideração sua posição na sílaba (se no onset ou na rima), tendo, como objetivo, apresentar o sistema das consoantes fricativas empregado pelos trovadores que compuseram as cantigas religiosas em galego-português. A análise do sistema consonantal do Português Arcaico (PA), especificamente no que concerne às fricativas sibilantes, foi embasada, principalmente, nas teorias fonológicas não lineares, especialmente os modelos de Geometria de Traços (CLEMENTS; HUME, 1995) e, para o Português Brasileiro (PB), Cagliari (1998a). A abordagem inicial dos dados, para estabelecer se há ou não oposição entre os sons representados pelos grafemas focalizados, foi tomada a partir do modelo estruturalista de Pike (1947), segundo a leitura que dele faz Cagliari (2002). O corpus de base, para o PA, foi constituído pelas CSM, que são a maior coleção de poemas religiosos em louvor de Santa Maria compostos em galego-português, mandada compilar por Afonso X (1121-1284), rei de Castela. A justificativa para a escolha de textos poéticos como corpus desta pesquisa deve-se ao fato de que, por meio da análise das rimas encontradas nas CSM, é possível obter pistas satisfatórias sobre a realização fônica de consoantes em momentos passados da língua, dos quais não se têm registros orais. Nesta pesquisa, optou-se por trabalhar com as cantigas religiosas porque estudos revelam que as...pt
dc.description.abstractThe purpose of this study is to map the sibilant fricative consonants existing in the Cantigas de Santa Maria (CSM). The following are the fricative graphemes on which we focused: <s>, <z>, <x>, <c>, <ç>, <sc>, and <ss>. The analysis of the sibilant fricative consonants in the CSM started from the consideration of the representation and graphic variation possibilities for these consonants, by means of comparison among the original manuscripts of the cantigas contained in the corpus. First, the occurrence of sibilant fricative consonants on the corpus were mapped according to their position in the syllable (whether onset or on the rhyme), with the purpose of presenting the fricative consonant system employed by the troubadours who composed the religious cantigas in Galician-Portuguese. The analysis of the Archaic Portuguese (AP) consonantal system, specifically on what concerns the sibilant fricative consonants, was mainly based on non-linear phonological theories, specially the Feature Geometry models (CLEMENTS; HUME, 1995), and, for Brazilian Portuguese (BP), Cagliari (1998). In order to establish the existence or non-existence of opposition between the sounds represented by the focused graphemes, the initial data approach was employed based on Pike´s (1947) structuralist model, following Cagliari’s (2002) understanding. The base corpus for AP was comprised of the CSM, which are the largest collection of religious poems in praise of Saint Mary, composed in Galician-Portuguese, whose compilation was requested by Afonso X (1121-1284), king of Castile. The reason behind the selection of poetic texts as the corpus of this research lies in the fact that, through the analysis of the rhymes found in the CSM, it is possible to obtain satisfactory clues about the phonetic realization of consonants in past moments of the language, of which no oral records are available. For this research, we chose to work with religious cantigas because ...en
dc.format.extent145 f. : il. + 1 CD-ROM-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLinguísticapt
dc.subjectFoneticapt
dc.subjectLingua portuguesa - Fonologiapt
dc.subjectLinguisticspt
dc.titleEstudo das sibilantes nas cantigas de Santa Mariapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filegementi_mm_me_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000723033-
dc.identifier.capes33004030009P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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