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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93936
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDel Re, Alessandra [UNESP]-
dc.contributor.authorVanzo, Tatiana de Oliveira Nino-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:49Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:11:35Z-
dc.date.available2014-06-11T19:26:49Z-
dc.date.available2016-10-25T19:11:35Z-
dc.date.issued2011-04-14-
dc.identifier.citationVANZO, Tatiana de Oliveira Nino. Socialização linguageira, aspectos culturais e uso de code-switching em uma criança bilíngue. 2011. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/93936-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93936-
dc.description.abstractO bilinguismo tem despertado o interesse de pesquisadores que, através de diferentes estudos, tentam desvendar, entre outras coisas, se, quando e com que extensão as crianças finalmente falarão duas línguas. Porém, há muito ainda para ser explorado, sobretudo no que diz respeito ao papel da socialização linguageira e dos aspectos culturais a ela relacionados nesse processo. Assim, considerando que a socialização é a maneira pela qual o indivíduo torna-se membro de uma sociedade e que a aquisição de conhecimento sociocultural armazenado por uma criança será controlada pelo seu nível de desenvolvimento cognitivo, social e linguístico, através de interações sociais (OCHS & SCHIEFFELIN, 1999), procuramos analisar como se dá essa socialização em uma criança bilíngue, com duas línguas maternas e investigar as estratégias linguísticas por ela utilizadas. Trata-se de um estudo longitudinal (1 ano de gravações mensais) realizado com uma menina (I. de 9 a 10 anos), filha de mãe inglesa e pai brasileiro, nascida e vivendo no Brasil, feito a partir do registro de situações cotidianas da criançapt
dc.description.abstractBilingualism has aroused the interest of researchers who, through different studies, try to discover, among other things, whether, when and to what extent children finally speak two languages. However, much remains to be explored, particularly concerning the role of language socialization and cultural aspects related in this process. Thus, considering that socialization is the way in which an individual becomes a member of society and that the acquisition of sociocultural knowledge stored by a child will be controlled by their level of cognitive, social and linguistic development through social interactions (OCHS & SCHIEFFELIN, 1999), we attempted to analyze how this socialization takes place in a bilingual child, who has two mother tongues and investigate which linguistic strategies she uses. This is a longitudinal study (monthly recordings over one year) with a child (I. from 9 to10 years), whose mother is English and father is Brazilian, who was born and lives in Brazil. The recordings show the everyday situations of the childen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent157 f. : gráfs.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectBilinguismopt
dc.subjectBilinguismo em criançaspt
dc.subjectLinguagem e culturapt
dc.subjectSocializaçãopt
dc.subjectMudança de codigo (Linguistica)pt
dc.subjectBilingualismen
dc.subjectSocializationen
dc.subjectCode-switchingen
dc.titleSocialização linguageira, aspectos culturais e uso de code-switching em uma criança bilínguept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filevanzo_ton_me_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000643994-
dc.identifier.capes33004030009P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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