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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93953
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dc.contributor.advisorFernandes, Sílvia Dinucci [UNESP]-
dc.contributor.authorGonçalves, Solange de Souza-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:50Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:11:38Z-
dc.date.available2014-06-11T19:26:50Z-
dc.date.available2016-10-25T19:11:38Z-
dc.date.issued2006-03-29-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Solange de Souza. O desenvolvimento da consciência fonêmica e a aquisição do princípio alfabético. 2006.. 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2006..-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/93953-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93953-
dc.description.abstractA aprendizagem da escrita requer mais do que a simples transposição dos sons da fala em um outro plano. É preciso tornar-se consciente das estruturas fonológicas da linguagem e compreender o princípio alfabético. A condição para que a criança internalize procedimentos de um sitema alfabético implica a capacidade de lidar com fonemas, de chegar à noção de que as plavras são compostas pro sons e que estes correspondem a letras que se empregam para escrever. Para se alcançar esse saber a respeito das relações estreitas e precisas entre letras e sons, a criança percorre um longo processo de construção de seus conhecimentos no mundo da escrita. Para um estudo mais objetivo e prático da consciência fonêmica, analisamos dados coletados de um jovem que manifesta dificuldades significativas em termos de domínio da escrita. Percebemos que sua consciência acerca dos fonemas evoluiu, no entanto, ele ainda não consegue perceber e representar unidades distintivas em final de sílabas complexas cuja estrutura é CVC.pt
dc.description.abstractLearning how to write requires more than the simple transpositions of speech sounds into another plan. It is necessary to be aware of phonological structures of the language and to comprehend the alphabetical principle. The condition for child to grasp the mechanisms of an alphabetical system implies in the ability of dealing with phonemes, of noting that words are composed by sounds, which correspond to letters used to write. In order to reach that knowledge about the close and precise relationship between letters and sounds, a clhild goes through a long construction process of his/her knowledge into the world of writing. In order to perform a more practical and objective survey of the phonemics awareness, data collected from a teenager who presents significant difficulties in the field of writing. The development of his conscience about the phonemes was noted, even though he was not able to note or represent distinctive units at the end of complex syllables endowed with the CVC structure.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent128 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLinguísticapt
dc.subjectFoneticapt
dc.subjectAquisição da escritapt
dc.subjectConsciência fonêmicapt
dc.subjectPrincípio alfabéticopt
dc.subjectLiteracy acquisitionen
dc.subjectPhonemics awarenessen
dc.subjectAlphabetical principleen
dc.titleO desenvolvimento da consciência fonêmica e a aquisição do princípio alfabéticopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filegoncalves_ss_me_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000463674-
dc.identifier.capes33004030009P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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