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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/94013
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Azevedo, Silvia Maria [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Guirado, Bruno | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:26:51Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:11:45Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:26:51Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:11:45Z | - |
dc.date.issued | 2009-12-22 | - |
dc.identifier.citation | GUIRADO, Bruno. A presença do teatro no romance Ressurreição de Machado de Assis. 2009. 97 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2009. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/94013 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/94013 | - |
dc.description.abstract | Em 1872, Machado de Assis inicia sua carreira de romancista com a publicação de Ressurreição. Nessa obra, ao desobedecer a deliberação romântica da escrita de romance de costumes, mas sem ter em mãos um outro paradigma de romance, Machado cria uma terceira via romanesca (e, consequentemente, um novo direcionamento para o romance nacional), pautada em sua experiência como dramaturgo e crítico teatral. No prólogo, em que apresenta as linhas norteadoras do livro, podemos identificar a presença dramática nos propósitos de “pôr em ação”, uma epígrafe do dramaturgo inglês Willian Shakespeare, e em seu propósito de tentar “o esboço de uma situação e o contraste de dous caracteres”. A presente dissertação de mestrado analisa o primeiro romance machadiano em função dos aspectos temáticos e estruturais do teatro. | pt |
dc.description.abstract | As Ressurreição was published in 1872, Machado de Assis started his career as a romantic novelist. In this book, the author created the third romantic way by disobeying the rules for writing a novel of manners and being devoid of another paradigm of novels. Therefore, the third romantic way became a new direction for the national Romanticism and it was present in his experience of being a playwright and a theatre critic. In this book, the author presents some guiding lines in the Prologue. They enable us to identify a dramatic presence represented by an epigraph of the English playwright William Shakespeare and Machado de Assis’ attempt to ‘outline a situation and contrast two characters’. The aim of this Master’s dissertation is to analyse Machado de Assis’ first novel according to the thematic and structural aspects of theatre. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 97 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Assis, Machado de, 1839-1908 | pt |
dc.subject | Literatura brasileira | pt |
dc.subject | Teatro brasileiro | pt |
dc.subject | Brazilian literature | en |
dc.title | A presença do teatro no romance Ressurreição de Machado de Assis | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | guirado_b_me_assis.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000606055 | - |
dc.identifier.capes | 33004048019P1 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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