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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/94019
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dc.contributor.advisorCairo, Luiz Roberto Velloso [UNESP]-
dc.contributor.authorSilva, Maurílio Mendes da-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:51Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:11:46Z-
dc.date.available2014-06-11T19:26:51Z-
dc.date.available2016-10-25T19:11:46Z-
dc.date.issued2012-01-17-
dc.identifier.citationSILVA, Maurílio Mendes da. Bosquejos americanos: a intuição de uma identidade americana na poesia de Gonçalves dias (1823-1864). 2012. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/94019-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/94019-
dc.description.abstractIntegrado ao projeto romântico de nacionalização da poesia brasileira, Gonçalves Dias (1823 – 1864) desempenhou um papel primordial para o estabelecimento de uma poética nacional. A crítica literária que logo tratou de lhe conferir o título de consolidador da estética nacional, acabou por estabelecer como única possibilidade de leitura para sua poesia o signo da nacionalidade. Sem maiores questionamentos sobre outras possibilidades de reconhecimentos, a mesma crítica tem se furtado a questionar-se sobre a validade do designativo “indianista”, quando o próprio Gonçalves Dias denominou sua poesia de americana. Relendo o processo de nacionalização da literatura brasileira, e a idéia de “cor local” como estratégia de nacionalização, e questionando, sobretudo, os valores que a crítica impôs ao poeta e sua obra, este trabalho elegendo a poesia americana de Gonçalves Dias, como objeto de estudo e reflexão, pretende reler essa parcela da obra do poeta maranhense, tendo como premissa a possibilidade de leitura dela como produto de uma intuição da identidade americana do brasileiropt
dc.description.abstractInserted in the romantic’s project of Brazilian poetry nationalization, Gonçalves Dias (1823 – 1864) played a fundamental role in the establishment of a national poetry. Literature Criticism quickly gave him the title of consolidator of national aesthetic, which eventually established that the only possibility of reading his poetry is the sign of nationality. Without any more regards about other possibilities of identification, the same criticism has been avoid questioning itself about the validity of the designator “Indianist”, when Gonçalves Dias himself named his poetry as American. Rereading the Brazilian literature’s nationalization process, also the idea of “local colour” as a strategy of nationalization, and, particularly, questioning the critical values imposed to the poet and his work, this dissertation, by electing the American poetry of Gonçalves Dias, as a subject of reflection and study, intend to reread this portion of this Brazilian poet’s work, having as premise the possibility of reading it as a product of one intuition of the Brazilian’s American identityen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent156 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectDias, Gonçalves - 1823-1864pt
dc.subjectPoesia americanapt
dc.subjectRomantismopt
dc.subjectLiteratura brasileirapt
dc.subjectAmerican poetryen
dc.subjectBrazilian literatureen
dc.titleBosquejos americanos: a intuição de uma identidade americana na poesia de Gonçalves dias (1823-1864)pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesilva_mm_me_assis.pdf-
dc.identifier.aleph000684643-
dc.identifier.capes33004048019P1-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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