You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/94053
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Rubens Pereira dos [UNESP]-
dc.contributor.authorGrecco, Fabiana Miraz de Freitas-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:52Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:11:50Z-
dc.date.available2014-06-11T19:26:52Z-
dc.date.available2016-10-25T19:11:50Z-
dc.date.issued2010-12-10-
dc.identifier.citationGRECCO, Fabiana Miraz de Freitas. O amor mestiço nas modinhas e nos lundus de Domingos Caldas Barbosa (1740- 1800) e nas mornas de Eugénio Tavares (1867- 1930). 2010. 177 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/94053-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/94053-
dc.description.abstractA obra poética do brasileiro Domingos Caldas Barbosa (1740- 1800), intitulada Viola de Lereno (1798- 1826), que corresponde aos gêneros poético-musicais denominados modinhas e lundus, e do cabo-verdiano Eugénio Tavares (1867- 1930), que corresponde a Mornas – Cantigas Crioulas (1930), cantigas populares de Cabo Verde, possuem grande semelhança em relação ao tema amoroso. De acordo com o musicólogo cabo-verdiano Vasco Martins, morna, modinha e lundu apresentam, em comum, muitos pontos musicológicos, como a harmonia, os acordes e a tonalidade menor, mas, além disso, é identificável, principalmente, o sentimentalismo amoroso que se expressa por meio de uma linguagem diferente daquela verificada na Literatura Portuguesa. Assim, propomos nesta pesquisa um estudo comparativo entre as modinhas e lundus de Caldas Barbosa e as mornas de Eugénio Tavares. Dessa forma, procuraremos um novo conceito de amor nos dois poetas, partindo da análise do tema em literatura comparada, a fim de demonstrar a partir dele, o que Elizabeth Frenzel denomina de “inovação motívica”pt
dc.description.abstractThe poetry of Brazilian Domingos Caldas Barbosa (1740 - 1800) entitled Lereno’ Viola (1798 - 1826), which corresponds to the poetic-musical genres and folk songs called lundus an modinhas and Cape Verdean poet Eugenio Tavares (1867 - 1930), which corresponds to Mornas - Creole Songs (1930), popular songs of Cape Verde, have great similarity in relation to the theme of love. According to cape-verdean musicologist Vasco Martins, morna, modinha and lundu have many points in common as harmony, chords and the minor key, but, moreover, is identifiable, especially the sentimental love that one expressed through a language different from those found in Portuguese literature. Therefore we propose in this research a comparative study of Caldas Barbosa’s modinhas and lundus between Eugénio Tavares’s mornas. Thus, we will seek a new concept of love in the two poets, by analyzing the subject in comparative literature, to show from it, what Elizabeth Frenzel calls motivic innovationen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent177 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectTavares, Eugeniopt
dc.subjectLiteratura comparadapt
dc.subjectLiteratura cabo-verdianapt
dc.subjectComparative Literatureen
dc.subjectBrasilen
dc.subjectCape Verdeen
dc.subjectDomingos Caldas Barbosaen
dc.subjectEugénio Tavaresen
dc.titleO amor mestiço nas modinhas e nos lundus de Domingos Caldas Barbosa (1740- 1800) e nas mornas de Eugénio Tavares (1867- 1930)pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filegrecco_fmf_me_assis.pdf-
dc.identifier.aleph000638470-
dc.identifier.capes33004048019P1-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.