You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/94084
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorEsteves, Antonio Roberto [UNESP]-
dc.contributor.authorRomeiro, Mariana Astolpho-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:52Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:11:54Z-
dc.date.available2014-06-11T19:26:52Z-
dc.date.available2016-10-25T19:11:54Z-
dc.date.issued2009-11-27-
dc.identifier.citationROMEIRO, Mariana Astolpho. As imagens da Espanha em A jangada de pedra (1986), de José Saramago. 2009. 124 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/94084-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/94084-
dc.description.abstractNesta pesquisa, objetiva-se analisar a presença da Espanha no romance A jangada de pedra (1986), de José Saramago. Para isso, apresenta-se primeiramente o estudo das categorias narrativas, além do uso recorrente da alegoria e da ironia, retomando-se conceitos sobre o romance pós-moderno, pelo viés crítico de Hutcheon (1991). Em seguida, desenvolve-se uma leitura analítica a partir da perspectiva teórica da intertextualidade, baseada nas teorias de Kristeva (1974), Bakhtin (1981, 1988) e Jenny (1979), bem como o levantamento dos diálogos intertextuais desenvolvidos no romance, uma vez que todos esses aspectos em conjunto contribuem para compor as relações interculturais presentes na obra. Ressaltam-se as paisagens da Espanha presentes no romance como parte da utilização, por Saramago, do conceito de iberismo. Os aspectos culturais na península Ibérica são destacados como forma de oferecer uma profundidade para a análise crítica e também para a reflexão sobre como A jangada de pedra trata de questões concernentes à identidade culturalpt
dc.description.abstractThe aim of this research is to analyze the presence of Spain in the novel A jangada de pedra (1986), by Jose Saramago. For this, firstly, we show the study of the categories of narrative, and also the recurrent use of allegory and irony, observing the concepts of the postmodern novel, by the critical point-of-view of Hutcheon (1991). After that, we will develop an analytical reading from the theoretical perspective of intertextuality, based on the theories of Kristeva (1974), Bakhtin (1981, 1988) and Jenny (1979), and study the intertextual dialogue developed in the novel as well, because we believe that all these aspects together contribute to form the intercultural relations presented in the book. We highlight the landscape of Spain in the novel as part of the use of the concept of Iberianism, by Saramago. The cultural aspects from the Iberian Peninsula are highlighted as a way to provide a depth critics analysis and also for bringing a reflection on how A jangada de pedra comes to questions concerning the cultural identityen
dc.format.extent124 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectSaramago, José, 1922-pt
dc.subjectIntertextualidadept
dc.subjectAlegoriaspt
dc.subjectA jangada de pedraen
dc.subjectIntertextualityen
dc.subjectAllegoryen
dc.subjectIberianismen
dc.titleAs imagens da Espanha em A jangada de pedra (1986), de José Saramagopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileromeiro_ma_me_assis.pdf-
dc.identifier.aleph000604917-
dc.identifier.capes33004048019P1-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.