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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/94118
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dc.contributor.advisorCeccantini, João Luís Cardoso Tápias [UNESP]-
dc.contributor.authorCiola, Ana Carla Lanzi-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:53Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:11:59Z-
dc.date.available2014-06-11T19:26:53Z-
dc.date.available2016-10-25T19:11:59Z-
dc.date.issued2008-03-11-
dc.identifier.citationCIOLA, Ana Carla Lanzi. Pisa 2000 e letramento literário: um estudo comparativo entre Brasil e Alemanha. 2008. 219 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/94118-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/94118-
dc.description.abstractO letramento em leitura é a base para o desenvolvimento das pessoas como indivíduos, pelo seu papel chave na aquisição autônoma de conhecimentos e, como cidadãos, pois viabiliza sua participação na moderna sociedade do conhecimento e da informação. Considerado um pré-requisito para o desenvolvimento das nações, ele foi avaliado no exame Pisa 2000, organizado pela OCDE, num esforço internacional que envolveu 32 países, entre eles o Brasil e a Alemanha, focos de estudo deste trabalho. A baixa classificação da Alemanha nesse exame provocou intenso debate sobre o tema, resultando na publicação de estudos de renomados pesquisadores. No Brasil, não houve a mesma reação, no entanto, encontramos entre pesquisadores brasileiros, diversos estudos sobre o ensino da linguagem, leitura e literatura, que destacam a importância da leitura na escola e remontam a época anterior ao exame Pisa 2000. Deste modo, este trabalho teve por objetivo abordar algumas idéias de autores brasileiros e alemães sobre esse tema, numa perspectiva histórica e contemporânea, além de traduzir alguns artigos pertinentes publicados na revista pedagógica alemã Praxis Deutsch (anexos). A revisão bibliográfica concentrou-se no exame de textos de Nelly Coelho, Lígia Chiappini, Maria da Glória Bordini, Vera Teixeira Aguiar, Magda B. Soares e Rildo Cosson, que propõem o uso da literatura como um instrumento para motivação da leitura. Também foram apreciados artigos de Bettina Hurrelmann, Kasper Spinner e Gerald Haas, publicados na revista Praxis Deutsch. Para uma melhor compreensão dos resultados de Pisa 2000, que foram sucintamente apresentados, alguns aspectos da prova foram abordados.pt
dc.description.abstractReading literacy is the basis for human development as individuals, due to its key role in the independent acquisition of knowledge (continuous learning) and as citizens, since it enables their participation in the modern society of knowledge and information. Considered to be a precondition for the nation development, it was evaluated in the PISA 2000 assessment, organized by OECD, in an international effort that involved 32 countries, among them Brazil and Germany, both focus of this work. Germany’s low ranking in this exam roused a huge debate on this theme, resulting in the publication of studies of renowned experts. The reaction was not the same in Brazil, nevertheless several studies on teaching language, reading and literature that highlight the importance of scholar reading are found among Brazilian researchers. These studies are previous to the Pisa 2000 assessment. Therefore, the aim of this work is to discuss some of the Brazilian and German authors’ ideas concerning this subject, in a historical and contemporaneous perspective as well as to translate papers of significance that were published in the German pedagogical journal Praxis Deutsch. The bibliographic review consists of analyses of Brazilian texts that consider literature as an instrument to motivate reading from several authors (Nelly Coelho, Lígia Chiappini, Maria da Glória Bordini, Vera Teixeira Aguiar, Magda B. Soares and Rildo Cosson). Papers from Bettina Hurrelmann, Kasper Spinner and Gerald Haas published in Praxis Deutsch were also studied. For a better understanding of the Pisa 2000 results, which were briefly discussed, some aspects of the exam were contemplated. As a result we were able to outline factors that affect literacy, as for instance family, school and social level, and to indicate the importance of literature education for self development and for the literacy motivation, promoting, this way, the reading socialization.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.description.sponsorshipSecretaria da Educação-
dc.format.extent219 f. : il. + anexo-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt
dc.subjectReadingen
dc.subjectReader formationen
dc.titlePisa 2000 e letramento literário: um estudo comparativo entre Brasil e Alemanhapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileciola_acl_me_assis.pdf-
dc.identifier.aleph000551771-
dc.identifier.capes33004048019P1-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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