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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/94125
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dc.contributor.advisorRapucci, Cleide Antonia [UNESP]-
dc.contributor.authorNicolitto, Leila Cristina Fajardo-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:53Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:11:59Z-
dc.date.available2014-06-11T19:26:53Z-
dc.date.available2016-10-25T19:11:59Z-
dc.date.issued2005-01-24-
dc.identifier.citationNICOLITTO, Leila Cristina Fajardo. Adélia Prado e o diálogo com mulheres bíblicas. 2005. 200 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2005.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/94125-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/94125-
dc.description.abstractA finalidade deste trabalho é evidenciar, nas figuras adelianas, aspectos que possam caracterizá-las como influências sociais e religiosas de todos os tempos.A partir da análise de suas poesias dentro do livro Poesia Reunida (2001) verifica-se que a situação particular vivida pela autora em sua condição de mulher e a aproximação com o universo religioso marca de forma decisiva seu discurso, influenciando tanto a escolha dos termos como sua linguagem poética, e ainda a própria valorização estética de sua obra. No primeiro capítulo analisamos a autora Adélia Prado, sua criação, a influência de Minas em sua vida, como menina criada no interior, professora de filosofia e sua prática religiosa a qual se reflete em muitos de seus escritos. Nos dois próximos temos as pressões sociais e patriarcais que influenciaram a mulher em sua formação feminina dentro do pátrio poder. Utilizamos para isso uma teoria advinda de Rosaldo e Lamphere que demonstra a mulher na sociedade, na cultura e no trabalho. Evidentemente, pesquisamos outros autores que estudaram o feminino, a religião e Adélia Prado como Stein, Duby, Sicuteri e a própria Bíblia. Além disso, toda a parte religiosa fixou-se também com Leonardo Boff, crítico religioso deste novo aspecto da mulher dentro da Igreja como renovadora. No capítulo quatro, deu-se a análise de mulheres bíblicas e não bíblicas como Lilith e Eva na composição de suas figuras femininas. E, por fim, procedemos a análise de dezenove poemas adelianos com todas as considerações já citadas.Concluímos que a autora exprime, por meio de um tom feminino, uma perspectiva feminina. Além disso, acreditamos que as figuras femininas têm algo a dizer como instrumento de análise literária, podendo auxiliar na compreensão de muitos aspectos existentes em sua obra...pt
dc.description.abstractThe purpose of this study is to evidence, in Adélia Prado's female characters, aspects which can characterize social and religious influences of all decades. Analyzing her poetry in Poesia Reunida (2001) it becomes evident the particular situation lived by the author as a woman and closing with the religious universe as the decision form at her discourse, influencing both the choice of terms and her poetical language, moreover to increase esthetics valorization in her literary composition. In the first chapter, we analyze the person Adélia Prado, her raising, Minas influences in her life, as a girl educated in interior of Brazil, a philosophy teacher and her religious practice that reflects in many of her works. In chapters two and three we see how the social and patriarchal pressure influenced woman in her feminine formation in patriarchy. We employ to that a theory by Rosaldo & Lamphere. They show woman in society, in culture and at work. It's obvious that we deal with other authors that studied the feminine, religion and Adélia Prado such as Stein, Duby, Sicuteri and the Bible. Moreover, all the religious part was based on Leonardo Boff, too, a religious critic of the new woman's aspects into the church as renewer. In the fourth chapter, there is the analysis of biblical and non biblical women like Lilith and Eve in the compositions of her female figures. And finally, we proceed an analysis of nineteen Adelian poems with all the considerations named. In conclusion, the author manifests, in a way that is female, a female perspective. Furthermore, we believe that female figures have something to say as an instrument of literary analysis, helping comprehension of many aspects in her literary composition, mainly in those that show a structural psychology modified and consolidated with the decades. This study supplies descriptive bases important as explanation, all over possible to enrich the work and analyses.en
dc.format.extent200 f. : il.color.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectPrado, Adélia, 1936- Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectPoesia brasileira - História e críticapt
dc.subjectMulheres na literaturapt
dc.subjectReligião e literaturapt
dc.subjectBrazilian literatureen
dc.subjectReligionen
dc.subjectFeminismen
dc.titleAdélia Prado e o diálogo com mulheres bíblicaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filenicolitto_lcf_me_assis.pdf-
dc.identifier.aleph000287887-
dc.identifier.capes33004048019P1-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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