You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/94178
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorJunior, Arnaldo Franco [UNESP]-
dc.contributor.authorMagri, Milena Mulatti-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:54Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:12:06Z-
dc.date.available2014-06-11T19:26:54Z-
dc.date.available2016-10-25T19:12:06Z-
dc.date.issued2010-02-11-
dc.identifier.citationMAGRI, Milena Mulatti. Desencontro e experiência urbana em contos de Caio Fernando Abreu. 2010. 198 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/94178-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/94178-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo investigar as articulações entre desencontro, cidade e experiência urbana contemporânea em contos de Caio Fernando Abreu. Para tanto, foram selecionados dez contos dos livros O ovo apunhalado (2001), Morangos mofados (1982), Os dragões não conhecem o paraíso (1988) e Ovelhas negras (2002). Sustenta-se como hipótese que o desencontro se caracteriza como uma proposta estética na obra de Caio Fernando Abreu, que constrói o olhar, por muitas vezes crítico, do escritor sobre a cidade e a experiência urbana. O estudo do desencontro, neste trabalho, contempla quatro diferentes formas de manifestação dessa experiência: 1) o desencontro como dificuldade de comunicação e de troca de experiências; 2) a constituição de diálogos desencontrados; 3) o desencontro entre presente e passado na vivência do personagem marcada por frustração ou trauma; e 4) o desencontro do personagem consigo mesmo. O desencontro, na obra de Caio Fernando Abreu, será analisado em conjunto com as considerações de Walter Benjamin (1986; 1994) sobre experiência, perda da experiência e narração. O conceito de história, também de Walter Benjamin (2005), será importante para a compreensão da representação da história recente do país, em contos de Caio Fernando Abreu. Buscamos investigar, nos contos, os principais procedimentos narrativos que constituem a experiência do desencontro, a saber, a construção de personagens estereótipos, o anonimato, a construção de diálogos desencontrados, a construção de monólogos que, por vezes, se aproximam da noção de testemunho, a citação, a ironia e a não resolução do conflito dramático no desfecho das narrativas.pt
dc.description.abstractThe aim of this study is to investigate the articulations between disencounter, city and contemporary urban experience in short-stories by Caio Fernando Abreu. Ten short-stories from his works O ovo apunhalado (2001), Morangos mofados (1982), Os dragões não conhecem o paraíso (1988) and Ovelhas negras (2002) were selected. Our hypothesis is that the disencounter is an aesthetic proposition in the work of Caio Fernando Abreu, constructing the critical view of the writer about the city and the urban experience. The study of disencounter, in this work, comprises four different forms of manifestation of this experience: 1) the disencounter as difficulty of communication and change of experiences; 2) the building of disencountered dialogues; 3) the disencounter between present and past in the life of the character marked by frustration and trauma; and 4) the disencounter of the character with himself. The disencounter, in the work of Caio Fernando Abreu, shall be analyzed according to the ideas of Walter Benjamin (1986; 1994) on experience; the loss of experience and narrative. The concept of history, also by Walter Benjamin (2005); shall be important to understand the representation of the Brazilian recent history in short-stories by Caio Fernando Abreu. It will be studied, in the short-stories, the main narrative procedures which constitute the experience of disencounter, as the construction of stereotyped characters, the anonymity; the building of disencountered dialogues; the building of monologues which, sometimes, can be seen as a testimony; the quotation; the irony and the absence of a resolution of the dramatic conflict at the end of the narratives.en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent198 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectAbreu, Caio Fernando, 1948-1996 - Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectLiteratura brasileira - História e críticapt
dc.subjectContos brasileiros - História e críticapt
dc.subjectVida urbana na literaturapt
dc.subjectLiteratura brasileira contemporânea - História e críticapt
dc.subjectContos brasileiros contemporâneos - História e críticapt
dc.subjectDesencontro na literaturapt
dc.subjectDisencounteren
dc.subjectContemporary urban experienceen
dc.subjectContemporary Brazilian literatureen
dc.titleDesencontro e experiência urbana em contos de Caio Fernando Abreupt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemagri_mm_me_sjrp.pdf-
dc.identifier.aleph000607171-
dc.identifier.capes33004153015P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.