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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/94179
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dc.contributor.advisorDias, Maria Heloisa Martins [UNESP]-
dc.contributor.authorPetit, Simone-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:54Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:12:06Z-
dc.date.available2014-06-11T19:26:54Z-
dc.date.available2016-10-25T19:12:06Z-
dc.date.issued2009-12-15-
dc.identifier.citationPETIT, Simone. O processo de aprendizagem e as epifanias em Os anjos, de Teolinda Gersão. 2009. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/94179-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/94179-
dc.description.abstractO presente trabalho propõe o estudo da obra Os anjos (2000), da escritora portuguesa Teolinda Gersão, para focalizar a trajetória das personagens femininas que protagonizam o enredo e o conjunto de experiências epifânicas oriundas desse percurso, o que as direciona rumo a uma libertação identitária. Em vista disso, parte-se dos pressupostos teóricos da narrativa de aprendizagem também denominada Bildungsroman, a fim de se investigar como ocorre a sua inovação perante o histórico dessa modalidade na literatura portuguesa com enfoque no sujeito feminino. Nesse processo, constatam-se os elementos pertinentes do gênero em questão e, na análise da estrutura narrativa e das unidades temáticas presentes na obra, argumenta-se em torno da visão feminina, ou seja, do olhar das duas personagens-protagonistas na busca de uma adaptação ao mundo exterior sem que se privem da autoestima ou aceitem a imposição de valores socioculturais. Assim, neste trabalho, reflete-se também sobre o domínio da linguagem e a possibilidade da releitura do discurso persuasivo do outro como elementos agenciadores de desestruturação dos meandros ideológicos contidos na falácia social e descobertas epifânicas a serem decifradas no processo de autoconhecimento dessas personagens.pt
dc.description.abstractThe following thesis proposes to study the novella The Angels (2000), by the Portuguese author Teolinda Gersão, in order to focus on the development of the protagonist female characters of the narrative and the set of epiphany experiences originated from such development, which lead them to their identity liberation. Starting on the theoretical basis of the “novel of formation”, also called Bildungsroman, the innovations in the genre of this Portuguese Literature mode are investigated, through the focus on the female subject. In this process, the elements of the genre are observed, as well as the analysis of the narrative structure and the theme units present in the novella. The feminine point of view is discussed, that is, the two main characters and their search for an adjustment to the world they are in, without the loss of their self-esteem, nor the acceptance of the impositions of social and cultural values. Furthermore, this thesis shall reflect about the language domination and the possibility of a re-reading of the persuasion discourse of the ‘other’ as elements that allow the destructuration of the ideological meanders belonging to the social fallacy, through the process of self-knowledge experienced by these characters.en
dc.description.sponsorshipSee/Governo do Estado de São Paulo-
dc.format.extent122 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectGersão, Teolinda, 1940- Os anjos - Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectLiteratura portuguesa - História e críticapt
dc.subjectFicção portuguesa - História e críticapt
dc.subjectEpifaniapt
dc.subjectRomance português - História e críticapt
dc.subjectPortuguese literatureen
dc.subjectBildungsromanen
dc.subjectEpiphanyen
dc.subjectFemale writingen
dc.subjectSelf-discoveryen
dc.titleO processo de aprendizagem e as epifanias em Os anjos, de Teolinda Gersãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filepetit_s_me_sjrp.pdf-
dc.identifier.aleph000604675-
dc.identifier.capes33004153015P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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